A Arte e suas Singularidades na Transformação do Sistema Cultural e Educativo

Maria do Carmo Nascimento Diniz

Resumo


A partir dos temas contemplados neste cenário – a arte e suas diferentes formas de cultura; a arte revelando aspectos da vida humana; o pensar da arte numa cultura interativa do conhecimento; a arte no sistema educativo –, direcionamos determinadas alíneas a serem contextualizadas numa perspectiva intercultural: diversidade cultural no sistema artístico e educativo. A arte revela aspectos da vida humana e faz com que o indivíduo reflita e se posicione diante de sua realidade. Ao assinalar para um universo de significações, a arte passa do olhar da estética para o olhar da subjetividade, atuando no processo de formação do homem. É nessa complexa integração da subjetividade, na função da aprendizagem, que aparecerá o caráter criativo da pessoa que aprende. O nosso propósito maior é criar possibilidades para fazer acontecer à comunicação pedagógica, às interlocuções entre sujeitos ativos e críticos que, em relação de alteridade, permitam estabelecer as interfaces com os conteúdos disciplinares e os saberes. A aprendizagem deve ser um processo dialógico e possibilitar ao educando participar reflexivamente durante toda sua construção do conhecimento. Esta produção do conhecimento é expressa como a capacidade de produzir o ‘novo’, ‘diferente’, ‘imaginativo’; enfim criar. Neste sentido, a aprendizagem por meio da arte é fundamental. A retomada do diálogo sobre a importância da arte acontece na Educação Básica? O artigo apresenta através dos documentos analisados do Ministério da Educação do Brasil e Portugal a visão do ensino da Arte na conquista do currículo, na lógica disciplinar sua concepção como Arte Científica. A Arte envolvida em seu aspecto pedagógico traz em seus símbolos na formação dos sujeitos os seus valores gerados a partir de uma experiência estética proporcionados pelo discurso do poder da Arte e sua significação.

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