A ESCRITA COMPARADA DO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS (2004 A 2012)

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Manoel Câmara Rasslan

Resumo


Este texto apresenta resultados parciais de pesquisa, inscrita no campo dos estudos curriculares, com foco na reflexão teórica e metodológica sobre os processos de distribuição de conhecimentos científicos em orientações, propostas, diretrizes, parâmetros e/ou referenciais curriculares para a educação básica, aqui denominados documentos curriculares. Para tanto, ancorado na perspectiva da produção de conhecimentos de dois tipos: o educacional, produto da análise de resumos dos trabalhos apresentados nos Congressos Luso-brasileiro de Currículo, publicados no período de 2004 a 2012; e o metodológico, orientado pelo uso dos estudos comparados, na prática da escrita comparada. Neste contexto, selecionamos os trabalhos que analisam documentos curriculares e, portanto, traduzem a mentalidade curricular, como consciência do sistema educativo investigado, bem como as opções orientadoras e o modelo de distribuição de conhecimentos veiculados, determinantes das práticas curriculares.

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