PROMOÇÃO DA AUTODETERMINAÇÃO E DA VIDA INDEPENDENTE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E INCAPACIDADE EM CONTEXTO ESCOLAR

Miguel Augusto Santos

Resumo


O sistema de ensino Português tem assumido a filosofia inclusiva como uma suas principais linhas orientadoras e, neste sentido, tem vindo a implementar respostas para crianças e jovens com deficiência e incapacidade, ambicionando a sua plena inclusão na sociedade. Neste texto iremos relacionar os conceitos de vida independente e de autodeterminação que, sendo centrais na vida de todos os indivíduos, assumem particular relevância para as pessoas com deficiência e incapacidade, que habitualmente apresentam maior dependência dos outros e menores níveis de comportamentos autodeterminados. A compreensão deste fenómeno, numa perspetiva bioecológica do funcionamento humano, leva-nos a olhar para o contexto onde a pessoa vive e funciona e a tentar compreender de que forma é que os múltiplos níveis do sistema ecológico interferem com esse funcionamento. Pretendemos, assim, discutir o conceito de contexto e demonstrar a viabilidade da aplicação de uma visão bioecológica ao estudo da autodeterminação, abordando o papel do contexto escolar na promoção da autodeterminação e da vida independente.

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