A INSERÇÃO DO TRABALHADOR ESTUDANTE NO ENSINO MÉDIO NOTURNO: A EXPERIÊNCIA DO CURRÍCULO DIFERENCIADO NO RIO GRANDE DO NORTE/RN-BRASIL

Aliete Bormann, Betania I Ramalho

Resumo


Este trabalho apresenta a proposta curricular implementada nas escolas de Ensino Médio noturno do RN-Brasil, com foco para o jovem trabalhador da escola pública. Surgiu como alternativa para diminuir os altos índices de abandono, evasão e repetência no turno da noite, problema recorrente com forte prejuízo para os trabalhadores estudantes desse nível de ensino. A pesquisa parte do princípio de que a escola noturna não pode ser pensada como continuidade da escola diurna, uma vez que os sujeitos têm características e interesses diversificados, o que exige uma escola com um projeto pedagógico respeitoso às suas necessidades, no que tange à carga horária, à organização curricular, às metodologias de ensino e ao processo formativo como um todo. Isso implica conceber uma estrutura curricular diferenciada, sem ser uma mera repetição da escola diurna. O apoio teórico esteve a cargo de estudos realizados por Kuenzer (2005, 2007), Frigotto e Ramos (2004), Sacristán (2000), Stenhouse (1981), Krawczyk (2000, 2004, 2008), Zákia, Oliveira (2006), Zibas (1999, 2002, 2009), Ramalho Almeida (2010), Carvalho (1998, 2001), Ramalho e Núñez (2004, 2005, 2011), Bormann ( 2012) A metodologia ancorou-se numa abordagem de estudo participativo, recorrendo a dados estatísticos tratados por meio do software Modalisa 6.0 e análise de conteúdos (Bardin, 2010) sobre opiniões emitidas pelos integrantes das equipes escolares (professores e gestores) por meio de questionário semi-estruturado. A adesão à proposta por 11 escolas (2006) que formaram o grupo experimental e a universalização desta para as 208 escolas noturnas do Ensino Médio, em 2014, sendo essa uma das condições para que os objetivos da educação possam ser atingidos. No caso em questão, a meta era lograr a permanência, aprovação e aprendizagem dos trabalhadores estudantes numa escola básica pensada para eles. Essa experiência revela-se pioneira, exitosa e aparece como a única política para o Ensino Médio noturno do Estado do Rio Grande do Norte.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2018 Revista de Estudos Curriculares

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.