Heróis ou vilões? Os discursos pedagógicos sobre os professores e o uso de tecnologias digitais nas políticas curriculares

Viviane Grimm, Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Resumo


O discurso pedagógico sobre tecnologias digitais presente em políticas curriculares e seus endereçamentos aos docentes é o objeto central de análise deste artigo. Decorrente de um conjunto de pesquisas que tem como mote as mudanças e as inovações curriculares provocadas pelas políticas de inserção de tecnologias na escola, o recorte realizado neste texto focaliza a análise de pareceres, diretrizes e resoluções direcionados diretamente ou com implicações na formação e no trabalho docente no Brasil. Tais documentos são compreendidos como políticas curriculares que compõem um discurso pedagógico recontextualizado (Bernstein, 1996). A partir das análises realizadas, observa-se que esses discursos enfatizam a necessidade de “modernização” da escola e do professor com um excesso de “presentismo”, “impressionismo” e “entusiasmo” com as tecnologias digitais, cujos sentidos agenciados no campo da docência desdobram-se em uma proposição de reestruturação do "papel" e do "ser" professor na contemporaneidade, sendo apresentado, ao mesmo tempo, como obstáculo e agente capaz de adequar a escola às demandas da “sociedade da informação”.

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