DISCURSOS SOBRE AVALIAÇÃO DOCENTE NA IBEROAMERICA

Rosanne Evangelista Dias, Thais Souza Dias Rosa

Resumo


A produção de políticas curriculares para a docência resulta de uma série de influências em diferentes escalas. Ao longo das últimas décadas, diferentes textos políticos enfatizam o discurso da centralidade da formação docente nas reformas curriculares. O foco na figura docente tem destacado proposições pela profissionalização docente, pelo currículo de sua formação, pelas atribuições projetadas a esse profissional, a partir das expectativas sobre o currículo e a escola, rumo à qualidade da educação. Nesse contexto, também assume relevância o papel da avaliação nas suas diferentes dimensões. A avaliação do desempenho docente é uma temática que vem ganhando cada vez mais notoriedade nas políticas de currículo destinadas à formação inicial e continuada dos professores da região Ibero-americana. Entendemos que esta política curricular busca, não somente avaliar, mas também direcionar o currículo de formação inicial e continuada do magistério, através dos resultados obtidos pelos professores nas turmas com que trabalham. Orientadas pelas abordagens teórico-metodológicas da Teoria do Discurso (Laclau; Mouffe) e do Ciclo de Políticas (Ball) defendemos que os discursos expressam práticas sociais e representam demandas que disputam, nas diferentes arenas políticas, lutas por diferentes projetos. Neste artigo, analisamos a produção discursiva sobre a avaliação docente em textos políticos produzidos pela OEI e UNESCO, importantes agentes catalizadores de políticas públicas de currículo e suas múltiplas influências na formação e trabalho docente, pensando-a para além da centralidade do Estado. Reconhecemos, nos diferentes textos políticos selecionados, a busca pela legitimação das políticas de avaliação para a docência difundindo a responsabilização do professor como agente fundamental para o sucesso no desempenho escolar dos alunos da escola básica.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2018 Revista de Estudos Curriculares

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.