FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: QUE SUPERVISÃO NA QUALIFICAÇÃO DOCENTE?

Ana Carlos, Sandra Galante, Fernanda Lamy, Paula Silva, Maria Ivone Gaspar

Resumo


Partindo do pressuposto que a supervisão é indispensável ao bom desempenho de qualquer profissão, com relevo para as que têm por objeto o ser humano, entendemos que a profissão docente terá dificuldade em melhorar a sua qualidade funcional se não for enquadrada, e até sustentada, por um ou mais modelos de supervisão. Admitimos igualmente que é no momento da formação inicial que se perceciona, compreende e assume o conceito de supervisão, levando-o à sua amplitude na praxis. Por conseguinte, com base nesta assunção, desenvolvemos um estudo, no âmbito de um projeto com o título “Supervisão: modelos e práticas”, que se enquadra numa das linhas de investigação do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica.

Com o foco na formação inicial de professores (na evidência de qualificação profissional) em Portugal, procurámos identificar, nas linhas estruturantes dessa formação, algo que desse relevância à supervisão. Assim, como objetivo determinante do estudo assumimos a supervisão na qualificação dos professores, estando o presente texto estruturado em torno de três itens: (1) a teoria na formação de professores, ou seja, modelos teóricos que a sustentam; (2) a ideia de supervisão na legislação que enquadra a formação inicial de professores e (3) a recolha de opinião sobre a mesma através de entrevistas, em tempo presente, a alguns participantes diretos. Estes aspetos são precedidos de uma curta introdução com o enquadramento contextual e finalizados por parcas conclusões e algumas questões que consideramos de extrema pertinência.


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