Identidade profissional docente no ensino médio: Para além da dualidade histórica

Kátia Maria da Cruz Ramos, Maria da Conceição Santos

Resumo


A temática da identidade profissional vem ganhando espaço no campo da formação de professores, principalmente no que se refere ao lugar assumido no movimento de superação da docência restrita ao domínio do conhecimento disciplinar. Nesta perspectiva, o presente estudo contempla aspectos da identidade profissional docente construída, contestada bem como requerida para atuação de professores no Ensino Médio (EM), notadamente diante de demandas da reforma curricular preconizada pela legislação brasileira através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96. Para além de ratificar a pertinência de atentar para a dinâmica instituinte da relação macro-micro, a reflexão empreendida indica que a dinâmica identitária profissional docente de professores que atuam no EM se configura hoje de forma mista que se estabelece entre continuidades e descontinuidades no enfrentamento de rupturas, constituição e consolidação de novos paradigmas socioeducacionais.

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