A visão tubular do desenvolvimento do currículo: Uma alegoria e uma prática

Augusto Ezequiel Afonso

Resumo


O presente texto resulta de um conjunto de reflexões sobre o trabalho docente que temos observado e que temos vindo a realizar, assim como das diferentes oportunidades de formação e de aprendizagem que temos usufruído no âmbito das Ciências da Educação e dos Estudos Curriculares, em particular. Trata-se de uma abordagem metafórica influenciada por vários estudos já realizados e, em grande medida, pelo nosso envolvimento no atendimento a crianças, adolescentes e jovens vítimas da desestruturação familiar e, posteriormente, em ações de treinamento direcionadas a professores e educadores, em geral, no período pós-conflito em Angola. Além da nossa interação com a área da Psicologia da Educação e do conjunto de lições de vida que têm marcado a nossa vida pessoal e profissional, ainda não tão longa, esta abordagem é também fruto da ligação que mantivemos durante algum tempo com programas sociais como o POSOCA2 e o ICDP3. Tendo recorrido a alguma pesquisa bibliográfica e a dados resultantes de um inquérito, o texto chama a atenção dos profissionais da educação e, em particular, do currículo, para a necessidade de uma maior humanização do trabalho docente através da valorização de aspetos aparentemente insignificantes, mas que consideramos que são cruciais para o processo educativo.

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