Editorial

José Carlos Morgado, Isabel Carvalho Viana, Carlos Ferreira

Resumo


Este novo volume da Revista de Estudos Curriculares, o número 1 de 2019, afirma indiscutivelmente o campo dos estudos curriculares como campo multidisciplinar de estudo, cuja multidimensionalidade clarifica a pluralidade de perspetivas e problemáticas que configuram as questões que investiga e discute e as opções metodológicas que adota. Hoje, sabemos bem quanto o debate em torno dos estudos curriculares se intensificou, há forças globalizantes que estão a alterar o valor do conhecimento, propagando a intenção de reconfigurar a educação para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável. Como é do nosso conhecimento, a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável desafia o mundo a comprometer-se com ele, para o que concorrem um conjunto de objetivos, assumindo relevada importância o objetivo 4, que destaca a necessidade de haver um compromisso multissectorial para garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem para todos. Por seu lado, a UNESCO, no campo de ação do Gabinete Internacional de Educação (IBE), sublinha a importância de articular este objetivo com a educação relevante para o desenvolvimento holístico e o progresso social. Com este propósito enfatiza a importância de se explorar, no âmbito da especificidade dos sistemas educativos de cada país, formas de identificar o currículo de qualidade para apoiar a inovação curricular nos Estados Membros da UNESCO. A ampliar o debate, que este cenário de importância global convoca, surgem os textos que se seguem. Constituem um contributo com critério de qualidade a fortalecer a capacidade de responder, de forma crítica e inovadora, aos desafios que pensar o currículo de qualidade para efetivar o objetivo 4 da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável suscita.Este novo volume da Revista de Estudos Curriculares, o número 1 de 2019, afirma indiscutivelmente o campo dos estudos curriculares como campo multidisciplinar de estudo, cuja multidimensionalidade clarifica a pluralidade de perspetivas e problemáticas que configuram as questões que investiga e discute e as opções metodológicas que adota. Hoje, sabemos bem quanto o debate em torno dos estudos curriculares se intensificou, há forças globalizantes que estão a alterar o valor do conhecimento, propagando a intenção de reconfigurar a educação para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável. Como é do nosso conhecimento, a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável desafia o mundo a comprometer-se com ele, para o que concorrem um conjunto de objetivos, assumindo relevada importância o objetivo 4, que destaca a necessidade de haver um compromisso multissectorial para garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem para todos. Por seu lado, a UNESCO, no campo de ação do Gabinete Internacional de Educação (IBE), sublinha a importância de articular este objetivo com a educação relevante para o desenvolvimento holístico e o progresso social. Com este propósito enfatiza a importância de se explorar, no âmbito da especificidade dos sistemas educativos de cada país, formas de identificar o currículo de qualidade para apoiar a inovação curricular nos Estados Membros da UNESCO. A ampliar o debate, que este cenário de importância global convoca, surgem os textos que se seguem. Constituem um contributo com critério de qualidade a fortalecer a capacidade de responder, de forma crítica e inovadora, aos desafios que pensar o currículo de qualidade para efetivar o objetivo 4 da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável suscita.

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