Aprendizagem e memória: Intersecções e implicações para a prática pedagógica

Célia R. G. Oliveira

Resumo


No presente artigo sistematizam-se algumas das implicações da investigação da memória humana para a compreensão e promoção das aprendizagens escolares. Mais especificamente: 1) discute-se a intersecção entre os conceitos de Memória e de Aprendizagem; 2) sintetizam-se alguns dos processos que promovem a representação, o armazenamento e a recuperação da informação; e 3) analisam-se as implicações pedagógicas do conhecimento destes processos para a promoção de estratégias eficazes de aprendizagem. Inclui-se ainda uma breve nota sobre os contributos da investigação da memória para a conceptualização e aplicação de abordagens pedagógicas construtivistas, e conclui-se com o questionamento de alguma mistificação sobre o recurso à memória nas aprendizagens escolares.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2016 Revista de Estudos Curriculares

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.