Aprendizagem docente, formação continuada e inovação pedagógica mediadas pelas TDICS: Desafios para a educação século XXI

Betania Leite Ramalho, Isauro Beltrán Núñez

Resumo


Uma das dimensões relevantes da inovação pedagógica, no contexto atual, diz respeito à incorporação das novas tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas estratégicas para potencializar as atividades de ensino, aprendizagens e processos de gestão. Há certo consenso no fato de existir um profundo hiato entre as dimensões: necessidades de Aprendizagem Docente notadamente em relação às competências profissionais, a formação continuada (objeto do presente estudo) e a inovação pedagógica na promoção de avanços para a educação escolar na sociedade do Século XXI. Nesse artigo apresentamos um recorte do projeto Educação Básica no Território Inteligente, revendo o percurso teórico e metodológico do estudo que investiga vulnerabilidades multidimensionais e fatores preditores do (in)sucesso no ensino fundamental da escola pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa aplicada e multidisciplinar envolvendo pesquisadores das áreas diversas: Educação, Geografia, Estatística, Computação, Engenharia de Software, Ciências da Computação, Informática Educacional. Nesse recorte teorizamos sobre a aprendizagem docente, a formação continuada numa busca pela inovação pedagógica mediada pela tecnologia digital que, a cada momento, está mais presente no dia a dia dos alunos. Tomarmos como premissa a necessária articulação entre os conhecimentos profissionais docentes, as aprendizagens gerais inerentes ao ensino fundamental (âmbito do aprendizado adequado dos alunos) e os recursos tecnológicos como ferramentas por vezes subutilizados no ensino e nas aprendizagens. A pesquisa apoia-se em ferramentas tecnológicas (SIGEduc e SGEOL-Educ) para identificar e prospectar modelos explicativos a respeito das não aprendizagens docentes e seus reflexos no desempenho dos alunos observados, principalmente, nas avaliações SAEB/INEP, nos anos iniciais do ensino fundamental.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2019 Revista de Estudos Curriculares

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.