A formação contínua centrada na pesquisa da prática docente: Um exemplo de oferta formativa ao nível da pós-graduação

Ana R. Luís

Resumo


O caráter obrigatório da formação contínua de professores conduz anualmente a uma vasta oferta de ações de formação, maioritariamente de curta duração. Além de breves, estas ações incidem sobre temáticas por vezes distantes da área de docência dos professores e conferem pouca (ou nenhuma) centralidade à pesquisa autónoma. Este artigo dá conta de uma modalidade de formação contínua, em curso na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, através da qual tem sido possível promover a investigação da prática docente. A experiência que pretendemos relatar destina-se a professores profissionalizados de Inglês que, através da frequência dos seminários de pós-graduação, realizam projetos de pesquisa individuais, baseados na sua própria experiência de ensino. Com base na investigação realizada e nas reflexões pessoais recolhidas, é possível constatar que esta modalidade de formação contínua permite efetivamente um aprofundamento das áreas críticas identificadas pelos professores, mediante a exploração de soluções concretas, com aplicabilidade prática nas salas de aula. As motivações apontadas pelos professores para a frequência de um programa de pós-graduação permitem ainda concluir que este tipo de oferta curricular oferecida aos professores de Inglês é transferível para professores de outras áreas de docência.

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