Currículo e desenvolvimento profissional docente

Daniela Schiabel, Carlos Silva

Resumo


O objetivo do presente trabalho é apresentar a articulação entre o currículo e o desenvolvimento profissional. No cenário contemporâneo, o currículo e a formação de professores têm sido assuntos amplamente discutidos, sobretudo por reconhecerem o professor como um ator profissional fundamental para a implantação de mudanças significativas na educação e, consequentemente, para a transformação da sociedade, por meio de uma educação de qualidade. Isto implica, necessariamente, uma séria reflexão sobre o currículo e o desenvolvimento profissional desses professores, que é apresentada neste trabalho em diferentes momentos: construindo significados de currículo; perscrutando o desenvolvimento profissional docente; sendo que, por fim, se procura estabelecer uma relação entre esses dois elementos. Assim, identificamos que a concepção curricular assumida pelo professor está intrinsecamente relacionada ao seu perfil profissional, visto que as suas atitudes em sala de aula evidenciam qual a definição de currículo que sustenta a sua prática. Isso ocorre porque a concepção assumida pelo professor intervém diretamente no seu perfil profissional, uma vez que todas as escolhas realizadas ao longo da carreira estão formando a sua identidade profissional, durante o seu desenvolvimento profissional docente. Sendo assim, a concepção de currículo está intrinsecamente relacionada à prática docente e vice-versa, pois a identidade profissional que se forja no desenvolvimento profissional traz em seu âmago a concepção de currículo que sustenta a sua prática.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2019 Revista de Estudos Curriculares

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.