A ressignificação da avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular

Carla Fonseca

Resumo


A prática de uma avaliação formativa permite diagnosticar, continuadamente, as diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos. Conceptualmente, parece ser consensual a importância e relevância da avaliação formativa nas salas de aula. Contudo, a nível da sua praticabilidade e como estratégia de aprendizagem, parece estar longe de ser uma realidade. Os novos normativos legais, nomeadamente, o decreto-lei 55/2018, de 6 de julho e o despacho normativo n. º 6478/2017, de 26 de julho vieram lançar novos desafios aos professores, alunos e comunidade educativa em geral, pois apresentam-nos a possibilidade de colocar em destaque uma avaliação para as aprendizagens, sustentada numa avaliação formativa continuada que imprima significado a todo o processo de ensino e aprendizagem.
O objetivo do presente artigo é refletir teoricamente sobre o conceito de avaliação formativa e em como este novo padrão normativo pode alterar a avaliação das aprendizagens dos alunos, especialmente ao que a avaliação formativa diz respeito conferindo-lhe uma ressignificação.


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