CURRÍCULO, GESTÃO CURRICULAR E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

José Carlos Morgado

Resumo


Em Portugal, as políticas educativas mais recentes têm procurado dar prioridade às pessoas, estruturando-se em torno de, pelo menos, três finalidades: a inclusão educativa, a igualdade de oportunidades e o sucesso escolar. Acredita-se que da sua concretização dependerá, em boa parte, a resolução de um dos problemas que mais tem afetado as sociedades contemporâneas: a justiça social. Foi neste contexto que tem estado a ser implementados o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) e o Regime Jurídico da Educação Inclusiva, reconhecidos como essenciais para a melhoria da equidade e das aprendizagens dos alunos, bem como do próprio desenvolvimento profissional dos docentes, consolidado quer através de um efetivo trabalho colaborativo, quer de práticas reflexivas no seio da escola.
Nesta apresentação, que serviu de base a uma intervenção num Seminário organizado no âmbito do Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE), partindo dos atuais conceitos de currículo e de gestão curricular, reflito sobre a sua importância na concretização de um dos desígnios que considero ser um dos principais esteios da justiça social: a igualdade de oportunidades.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2020 Revista de Estudos Curriculares

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.