A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA: UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES FORMAIS

Ana Patrícia Cavalcante de Queiroz

Resumo


Este estudo analisou o que profere a legislação brasileira sobre as orientações curriculares para os cursos de formação inicial de professores de educação física na perspectiva da promoção do desenvolvimento integral de escolares. Tendo em conta o objetivo do estudo, foi desenvolvida uma metodologia de investigação qualitativa, de natureza documental, descritiva e interpretativa. E nesta trajetória, foram utilizados como objeto de estudo: Constituição da República Federativa do Brasil; Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei de Diretrizes e Bases da Educação; os Parâmetros Curriculares Nacionais; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior; as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Formação de Professores de Educação Física; a Lei número 11.788; e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a Formação Continuada. A análise dos principais documentos legislativos brasileiros evidencia que o desenvolvimento integral de crianças deve ser proporcionado no ambiente escolar, e recomendam que o futuro professor (no caso deste estudo, de educação física) seja preparado para atuar na educação básica de forma a garantir o desenvolvimento integral dos escolares em todas as etapas da educação básica, desde crianças até adolescentes.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2020 Revista de Estudos Curriculares

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.