IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS E ORIENTAÇÕES CURRICULARES

Márcia Angela da S. Aguiar

Resumo


Este texto tem por objetivo discutir os impactos da pandemia do coronavírus (COVID-19) na educação brasileira, em especial na educação básica, ao longo do primeiro semestre do ano 2020, e seus efeitos nas políticas e orientações curriculares para as unidades de ensino. São analisadas normativas e orientações de órgãos governamentais e do Congresso Nacional direcionadas aos sistemas de ensino, bem como as proposições de associações científicas, entidades de dirigentes das secretarias de educação e de trabalhadores em educação. Evidenciam-se as orientações oriundas dos sistemas de ensino no período de pandemia e as tensões concernentes à retomada das atividades escolares no pós-pandemia. Conclui-se destacando que o retorno às escolas deve resultar de decisões assumidas pelos sistemas de ensino com base em protocolos de segurança sanitária e em amplo debate com os profissionais da educação, estudantes, familiares e a comunidade sobre as políticas educacionais e os processos pedagógicos e curriculares no pós-pandemia.


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