O presente projeto, Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, KML II, irá estudar as necessidades formativas dos educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico, no que diz respeito às tecnologias, à programação e à robótica.

Está prevista no contexto do projecto a criação de um espaço físico na Universidade do Minho, para a aprendizagem de programação e robótica por parte de alunos da formação inicial e pós‑graduada nesta instituição, e também profissionais de educação, na formação contínua.

Este projeto inclui também a vertente de um laboratório móvel que se destina aos Pólos com sede em Instituições de Ensino Superior: ESESetúbal, ESEViseu, ESEBragança, Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e Universidade do Algarve, parceiros no projeto

No decorrer do projeto existe a possibilidade de alargamento para outras instituições de ensino superior que manifestem interesse em aderir. Procuramos, assim, distribuir a nível nacional os recursos, para implementar atividades de programação e robótica, e estes Pólos serem consultores no desenvolvimento do referencial, que tem como objetivo estudar e reformular os programas de unidades curriculares das tecnologias nos cursos de Educação.

A abrangência do projeto com a distribuição dos laboratórios móveis pelos diversos pólos do país permite explicitamente diminuir as desigualdades que existem entre o interior e o litoral. Pode, igualmente, ajudar a que estas instituições, que já desenvolvem estas atividades de forma autónoma e isoladamente, colaborem na construção conjunta de um referencial, que se aplique à necessidade formativas de todos. Os Kits a distribuir pelas instituições de Ensino Superior contribuem para o laboratório de cada instituição, a par dos recursos que já possuem optimizando os recursos existentes e oferecendo, assim, a possibilidade dos alunos da formação inicial e pós-graduada experimentarem atividades de programação e robótica.

Para aproveitar conhecimentos e recursos desenvolvidos nas escolas, vamos contar com o apoio do Agrupamento de Escolas de Mira, através do Clube de Robótica, e dos seus alunos dos cursos profissionais, para o desenvolvimento de robôs a utilizar na investigação.

Orientados por uma abordagem metodológica de investigação ação, na perspectiva de análise social de um problema real dos contextos educativos iremos estudar as necessidades formativas dos educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico, no que diz respeito às tecnologias, à programação e à robótica, para posteriormente construir o referencial teórico. Nesta investigação temos a parceria da UÉvora para o levantamento das necessidades formativas num panorama nacional. A construção do referencial é encaminhada pela UMinho, conjuntamente com os consultores e da área das NEE. Contamos também com a parceria da UAberta para a construção de um protótipo de MOOC, para a formação de formadores.

Neste projeto vamos contar com a consultoria presencial de dois cientistas convidados: Professora Marina Bers, (Tufts University – USA) especialista em programação e robótica no pré-escolar e Claudia Urrea (Massachusetts Institute of Technology – USA) especialista em programação e robótica no 1.º CEB.