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Numa investigação que prevê estudar como integrar a programação e a robótica no pré-escolar e no 1.º Ciclo de Ensino Básico, de forma a conduzir uma proposta concreta de integração nos contextos educativos, de forma transversal a todas as áreas de conhecimento no pré-escolar e no 1.º Ciclo de Ensino Básico, pretendemos desenvolver um referencial teórico fundamentado numa investigação alargada ao contexto nacional. Proporcionar formação a futuros professores e aos professores integrados em contextos educativos, na área da programação e robótica pode contribuir para o desenvolvimento de competências transversais e que se adequam a todas as áreas de conhecimento e conteúdos do pré-escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico. Possibilitar não só a formação de professores, como também a participação das crianças na atividades previstas neste projeto, ajuda-nos a fundamentar o referencial teórico o desenvolvimento do perfil de competências dos profissionais de educação nesta área.

(Este projeto foi aprovado e financiado pelo Programa da FCT – IC&DT, em Junho de 2018)

Notícias

Robôs Pré-Escolar e 1ºCEB – Novidades CLEMENTONI

Caros Colegas, Este ano a CLEMENTONI traz novos robôs educativos para Portugal e vão ser “testados” no nosso projeto de investigação KML2. É com grande satisfação que recemos da CLEMENTONI Itália 2 exemplares, ainda em italiano, dos próximos robôs a serem vendidos em Portugal a partir de Setembro de 2019.

Apoio CLEMENTONI Portugal e Itália

Caros Colegas O Projeto KML2 – Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal (https://www.nonio.uminho.pt/kml2), cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a …

“Computational Thinking and Coding in Early Childhood Education” – Professora Marina Bers, na Universidade do Minho – 16 de Maio de 2019 – Inscrição para Participação na Formação

Caros Colegas No âmbito do Projeto KML2 – Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal (https://www.nonio.uminho.pt/kml2), cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT – …

Sobre

O presente projeto, Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, KML II, irá estudar as necessidades formativas dos educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico, no que diz respeito às tecnologias, à programação e à robótica.

Está prevista no contexto do projecto a criação de um espaço físico na Universidade do Minho, para a aprendizagem de programação e robótica por parte de alunos da formação inicial e pós‑graduada nesta instituição, e também profissionais de educação, na formação contínua.

Este projeto inclui também a vertente de um laboratório móvel que se destina aos Pólos com sede em Instituições de Ensino Superior: ESESetúbal, ESEViseu, ESEBragança, Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e Universidade do Algarve, parceiros no projeto. No decorrer do projeto existe a possibilidade de alargamento para outras instituições de ensino superior que manifestem interesse em aderir. Procuramos, assim, distribuir a nível nacional os recursos, para implementar atividades de programação e robótica, e estes Pólos serem consultores no desenvolvimento do referencial, que tem como objetivo estudar e reformular os programas de unidades curriculares das tecnologias nos cursos de Educação.

A abrangência do projeto com a distribuição dos laboratórios móveis pelos diversos pólos do país permite explicitamente diminuir as desigualdades que existem entre o interior e o litoral. Pode, igualmente, ajudar a que estas instituições, que já desenvolvem estas atividades de forma autónoma e isoladamente, colaborem na construção conjunta de um referencial, que se aplique à necessidade formativas de todos. Os Kits a distribuir pelas instituições de Ensino Superior contribuem para o laboratório de cada instituição, a par dos recursos que já possuem optimizando os recursos existentes e oferecendo, assim, a possibilidade dos alunos da formação inicial e pós-graduada experimentarem atividades de programação e robótica.

Para aproveitar conhecimentos e recursos desenvolvidos nas escolas, vamos contar com o apoio do Agrupamento de Escolas de Mira, através do Clube de Robótica, e dos seus alunos dos cursos profissionais, para o desenvolvimento de robôs a utilizar na investigação.

Orientados por uma abordagem metodológica de investigação-ação, na perspectiva de análise social de um problema real dos contextos educativos iremos estudar as necessidades formativas dos educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico, no que diz respeito às tecnologias, à programação e à robótica, para posteriormente construir o referencial teórico. Nesta investigação temos a parceria da UÉvora para o levantamento das necessidades formativas num panorama nacional. A construção do referencial é encaminhada pela UMinho, conjuntamente com os consultores e da área das NEE. Contamos também com a parceria da UAberta para a construção de um protótipo de MOOC, para a formação de formadores.

Neste projeto vamos contar com a consultoria presencial de dois cientistas convidados: Professora Marina Bers, (Tufts University – USA) especialista em programação e robótica no pré-escolar e Claudia Urrea (Massachusetts Institute of Technology – USA) especialista em programação e robótica no 1.º CEB.

Parcerias e Apoios

CIEd UMinho (Grupo Coordenador)

Professora Doutora Maribel Miranda – Investigador Responsável – (Área das Tecnologias e Programação no Pré-escolar e formação professores)

Professor Doutor António José Osório – CO-Investigador Responsável (Formação de Professores e coordenação de mestrados e doutoramentos em Educação e Tecnologias)

Doutora Ana Francisca Monteiro – Researcher (Área Segurança na Internet)

Professor Doutor Luís Valente – Researcher (Área das Tecnologias e Programação no 1ºCEB e Formação de Formadores, Centro de Competência TIC)

Doutora Catarina Liane – Researcher (Área das Necessidades Educativas Especiais)

 

PARCEIROS

Universidade de Évora

Professor Doutor José Luís Ramos – Responsável

Mestre Rui Gonçalo Espadeiro

 

Universidade Aberta

Professora Doutora Lúcia Amante – Responsável

Professor Doutor António Quintas Mendes

Doutor Pedro Carneiro

 

PÓLOS/CONSULTORES

ESEViseu

Professora Maribel Miranda – Responsável

Professora Doutora Cristina Gomes

Professor Doutor Belmiro Rego

 

ESESetúbal

Professora Doutora Maria Rosário Rodrigues  – Responsável

Mestre Miguel Figueiredo

Mestre João Torres

 

ESEBragança

Professor Doutor Manuel Meirinhos – Responsável

Professora Doutora Maria Raquel Patrício

 

Universidade de Lisboa

Professor Doutor Fernando Albuquerque – Responsável

Doutora Ticiana Tréz

 

Universidade do Algarve

Professor Doutor Fernando Carrapiço  – Responsável

 

Universidade de Aveiro

Professora Doutora Maria João Loureiro – Responsável

Professora Doutora Maria José Loureiro

 

Consultores Convidados Internacionais

Marina Umaschi Bers (PhD)- Professor, Eliot-Pearson Department of Child Study and Human Development – Department of Computer Sciences – Tufts University (Estados Unidos)

Claudia Urrea (PhD) – Research Scientist – Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos)

 

Consultores para Desenvolvimento de Recursos (Robôs)

Agrupamento de Escolas de Mira (Coimbra)

Clube Inovação e Tecnologia: Informática e Robótica – Professor Ricardo Pinto

KML2

Empresas

Clementoni

Projetos

Kids Media Lab (http://www.kidsmedialab.pt) – Universidade do Minho

Contactos

Universidade do Minho

Instituto de Educação

Campus de Gualtar

Investigador Responsável – Maribel Miranda (mmiranda@ie.uminho.pt)

CO-Investigador Responsável – António José Osório (ajosorio@ie.uminho.pt)