Caros(as) Colegas,

Entre 8 de janeiro e 12 de fevereiro foi realizada a 1ª edição do MOOC Programação e Robótica no Pré-escolar e Educação Básica (Programação e Robótica no Pré-escolar e Educação Básica – Curso – NAU site) que foi desenhado no contexto do Projeto KML II, sob a coordenação de uma equipa de investigadores do LE@D. Esta edição contabilizou quase 1300 participantes inscritos.

Durante as cinco semanas de atividades, educadores e professores de educação básica e secundária, de diversas partes do país e não só, participaram nas tarefas propostas, partilhando entre si todo o conhecimento e as experiências adquiridas ao longo do percurso nos diversos espaços criados para este fim, que compunham a Comunidade do MOOC KML II. Espaços estes que transcendem o tempo e espaço da formação e que permitem a partilha permanente sobre a temática.

O MOOC com bases conectivista e socioconstrutivista, ofereceu um conteúdo estruturado, com um percurso flexível e autónomo,com atividades que incentivaram a colaboração e a partilha entre os participantes. Foram milhares de partilhas e interações nos diversos fóruns e espaços criados na Comunidade MOOC KML II.

Este MOOC foi desenvolvido no âmbito do projeto KML II, uma parceria entre a Universidade Aberta, Universidade do Minho e Universidade de Évora, em colaboração com outras instituições de ensino superior. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em nonio.uminho.pt/kml2/.

Os interessados em conhecer um pouco mais sobre os princípios que nortearam o desenho deste curso podem aceder a esta publicação https://www.mdpi.com/2227-7102/13/9/863?fbclid=IwAR3VcsJ2hum8xnp6sCjZr-Huw94MXhlKPPnjjUvZ4-uYtMa07A0ngLhqu2M.

A equipa coordenadora, frente ao sucesso dos resultados obtidos nesta primeira edição, estuda a possibilidade de disponibilizar, em breve, uma nova edição. Toda a informação será disseminada nos canais de comunicação do projeto KML II.

Muito obrigada a todos os participantes que tornaram possível a concretização deste MOOC.