Programar nos Primeiros Anos

Programming in Early Childhood

I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica

18 - 19 Fevereiro 2022

Instituto de Educação

Universidade do Minho​

I International Conference on Technologies and Learning of Programming and Robotics in Basic Education​

18 - 19 February 2022

Institute of Education

University of Minho​

  • 00Dias | Days
  • 00Horas | Hours
  • 00Minutos | Minutes
  • 00Segundos | Seconds

O  projeto "KML II - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico" organiza a conferência "Programar nos primeiros anos – I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica", nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2022. Convidámos à partilha de experiências e trabalhos de investigação, neste que será também um momento de divulgação dos resultados desta investigação. Esperamos por si!

A Comissão Organizadora

 

The project "KML II – Laboratory of Technologies and Programming Learning for Preschool and 1st Cycle of Basic Education" will hold, on February 18 and 19, 2022, the "I International Conference Learning Programming and Robotics in Basic Education", dedicated to the theme "Programming in Early Childhood". We invite you to share your experience and research work. This will also be a moment for disseminating the results of this research. We are waiting for you! 

The Organizing Committee

Oradores

Speakers

Programa

Schedule

Programa provisório | Provisional schedule

 
9h00 Receção | Welcoming
9h30 Abertura | Opening
10h00 Comunicações | Presentations
11h Intervalo | Coffee break
11h30 Comunicações | Presentations
13h Pausa para Almoço | Lunch break
15h30 Keynote
16h45 Intervalo | Coffee break
17h00 Mesa redonda | Roundtable
9h30 Apresentação de resultados KML II | Presentation of results
11h00 Intervalo | Coffee break
11h30 Mesa redonda | Roundtable
13h Pausa para almoço | Lunch break
15h30 Oficinas | Workshops

Fuso horário | Timezone: UTC +1 WEST

Comunicações

Presentations

Abertura em breve | Opening soon

Programação como nova literacia.

Pensamento crítico, criatividade e pensamento computacional como competências fundamentais no presente.

Aprendizagem da programação desde a educação de infância.

A programação e a robótica como intervenção nas necessidades educativas.

Integração do pensamento computacional na educação básica.

Aprendizagem da programação e da robótica em contextos formais e informais.

Aprendizagem da programação e da robótica em cenários de aprendizagem à distância.

Avaliação do desenvolvimento do pensamento computacional e da aprendizagem da programação e da robótica.

Integração curricular transversal do pensamento computacional, programação e robótica.

Formação inicial, formação contínua e profissionalização docente.

Autoformação e aprendizagem colaborativa.

Formação através de b-learning, e-learning e cursos massivos.

Programming as a new literacy.

Critical thinking, creativity and computational thinking as fundamental skills for today’s societies.

Programming from childhood education.

Programming and robotics as special education interventions.

Integration of computational thinking in basic education.

Learning programming and robotics in formal and informal contexts.

Learning programming and robotics in distance learning scenarios.

Evaluation of the development of computational thinking and the learning of programming and robotics.

Cross-curricular integration of computational thinking, programming and robotics.

Initial training, in-service training and teacher professionalization.

Self-training and collaborative learning.

B-learning, e-learning and massive courses.

Datas-chave

Important dates

Envio de Propostas | Proposal submission

Artigo completo | Full paper

15 de novembro 2021 | November 15th

Notificação aos Autores | Notification of acceptance

Data-limite para notificação | Notification date

15 dezembro 2021 | december 15th

Artigos revistos | Full paper revision

Envio de versões revistas | Submission of revised full papers

15 de janeiro 2022 | January 15th

Versão final | Final version

Data-limite para envio da versão final | Deadline for submission of final version

31 de janeiro 2022 | January 31th

A revista Prisma Social associa-se a esta conferência, com a edição de um número dedicado, com o título “Pensamiento Crítico, Creatividad y Pensamiento Computacional en la Sociedad Digital”.

A publicação deste número está prevista para julho de 2022. Mais informação aqui.

—————————————————————————————————————————————-

Authors of selected papers will be invited to contribute their work to Prisma Social, issue “Critical Thinking, Creativity and Computational Thinking in Digital Society”.

Publication is scheduled for July 2022. More info here

Inscrição

Registration

Abertura em breve | Opening soon…

Normal

50
  • Sessões plenárias | Plenary sessions
  • Apresentar comunicação | Presentation
  • Networking

Estudante | Student

30
  • Sessões plenárias | Plenary sessions
  • Apresentar comunicação | Presentation
  • Networking

Comissão Científica

Scientific Committee

Em atualização…

Generated by wpDataTables

Conheça a Comissão Organizadora | Meet the Organizing Committee

Contactos

Contact

Instituto de Educação (IE)
Universidade do Minho

Campus de Gualtar
4710-057
Braga Portugal

kml2@ie.uminho.pt

O projeto “Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal” é cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto com a referência PTDC/CED-EDG/28710/2017.

 

The project “Laboratory of Technologies and Learning of Programming for Preschool and 1st Cycle of Basic Education in Portugal” is co-financed by the FEDER – European Regional Development Fund through COMPETE 2020 – Competitiveness and Internationalization Operational Program (POCI) and by national funds through the FCT – Foundation for Science and Technology under the project with reference PTDC/CED-EDG/28710/2017.