Programar nos Primeiros Anos

Programming from Early Years

I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica

18 - 19 Fevereiro 2022

Instituto de Educação

Universidade do Minho​

I International Conference on Technologies and Learning of Programming and Robotics in Basic Education​

18 - 19 February 2022

Institute of Education

University of Minho​

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O  projeto "KML II - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico" organiza a conferência "Programar nos primeiros anos – I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica", nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2022. Convidámos à partilha de experiências e trabalhos de investigação, neste que será também um momento de divulgação dos resultados desta investigação. Esperamos por si!

A Comissão Organizadora

 

The project "KML II – Laboratory of Technologies and Programming Learning for Preschool and 1st Cycle of Basic Education" will hold, on February 18 and 19, 2022, the "I International Conference on Technologies and Learning of Programming and Robotics in Basic Education", dedicated to the theme "Programming from Early Childhood". We invite you to share your experience and research work. This will also be a moment for disseminating the results of this research. We are waiting for you! 

The Organizing Committee

Oradores

Speakers

Programa

Schedule

Pro

 9h00
Receção | Welcoming – online
9h30
Abertura | Opening – online
Senhor Diretor Geral da Educação, Dr José Vítor Pedroso
Senhor Presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Prof Leandro Almeida
Diretor-Adjunto, Professor José António Brandão em representação da Senhora Diretora do Centro de Investigação em Educação, Professora Leonor Torres
Senhora Presidente da Escola Superior de Educação de Viseu, Professora Cristina Azevedo Gomes
MODERAÇÃO:  Co-Investigador Responsável do Projeto de Investigação KML2,  Professor António Osório, Instituto de Educação da Universidade do Minho
10h00
Comunicações paralelas | Paralell sessions – online
11h15
Intervalo | Coffee break – virtual
11h30
Mesa redonda | Roundtable – online
Computação nos primeiros anos de escolaridade: integração curricular transversal | Computing in the first years of schooling: cross-curricular integration
Weipeng Yang, Education University of Hong Kong – “Robotics Coding Curriculum for Young Children and Curriculum-Based Professional Learning for their Teachers”
Sarika Kewalramani, Monash University, Melbourne – “Can play with AI robotics technologies support children’s learning and development?”
Katharina Geldreich, Technical University of Munich – “Programming in Primary Schools – Concepts and Insights from the Classroom and Teacher Education” – Participação em Vídeo.
MODERAÇÃO: Professora Catarina Liane Araújo, Universidade do Minho e Escola Superior de Viseu
13h00
Pausa para Almoço | Lunch break
15h30
Keynote – “Coding as Another Language” – online
Marina Bers, Tufts University
MODERAÇÃO: Professor Luís Valente, Centro de Competência da Universidade do Minho – Investigador Projeto KML2
16h45
Intervalo | Coffee break – virtual
17h00
Comunicações paralelas | Paralell sessions – online

 

 

 

9h30
Apresentação de resultados KML II | Presentation of results – online
Professora Lúcia Amante e Investigadora Elizabeth Sousa, Universidade Aberta – LE@D, Instituição Parceira do Projeto KML2, “Design do MOOC sobre Pensamento Computacional, Programação e Robótica”
Professor José Luís Ramos, Universidade de Évora, Instituição Parceira do Projeto KML2, “Programação, robótica e pensamento computacional na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Estudo e análise de necessidades de formação de professores em Portugal”
MODERAÇÃO: Investigadora Junior, Ana Francisca Monteiro, Projeto KML2, Universidade do Minho
10h45
Intervalo | Coffee break – virtual
11h
Mesa redonda | Roundtable – online
Formação docente nas áreas de pensamento computacional, programação e robótica | Teacher training in the areas of computational thinking, programming and robotics
Rosalía Romero Tena, Universidade de Sevilha – “La Formación Inicial del profesorado de Educación Infantil en Competencias Digitales”
Rozelma Soares de França, Universidade Federal Rural de Pernambuco – “Computação no Currículo Escolar: Implicações para a Formação de Professores no Brasil”
MODERAÇÃO: Professor António Quintas Mendes, Universidade Aberta – LE@D.
12h30 -13h
Síntese final da conferência | Conference briefing – online
Educadora Marlene Fernandes, Presidente da Assembleia da Arcacomum Associação e Participante do Projeto KML2
Representante da CLEMENTONI Portugal (Em Confirmação)
Maribel Santos Miranda-Pinto, Investigadora Responsável do Projeto KML 2, Investigadora do CIED, Presidente da Arcacomum Associação e Professora da Escola Superior de Educação de Viseu.
 
14h30
Oficinas | Workshops info – online

Fuso horário | Timezone: UTC +1 WEST

Comunicações

Presentations

Programação como nova literacia.

Pensamento crítico, criatividade e pensamento computacional como competências fundamentais no presente.

Aprendizagem da programação desde a educação de infância.

A programação e a robótica como intervenção nas necessidades educativas.

Integração do pensamento computacional na educação básica.

Aprendizagem da programação e da robótica em contextos formais e informais.

Aprendizagem da programação e da robótica em cenários de aprendizagem à distância.

Avaliação do desenvolvimento do pensamento computacional e da aprendizagem da programação e da robótica.

Integração curricular transversal do pensamento computacional, programação e robótica.

Formação inicial, formação contínua e profissionalização docente.

Autoformação e aprendizagem colaborativa.

Formação através de b-learning, e-learning e cursos massivos.

Programming as a new literacy.

Critical thinking, creativity and computational thinking as fundamental skills for today’s societies.

Programming from childhood education.

Programming and robotics as special education interventions.

Integration of computational thinking in basic education.

Learning programming and robotics in formal and informal contexts.

Learning programming and robotics in distance learning scenarios.

Evaluation of the development of computational thinking and the learning of programming and robotics.

Cross-curricular integration of computational thinking, programming and robotics.

Initial training, in-service training and teacher professionalization.

Self-training and collaborative learning.

B-learning, e-learning and massive courses.

Datas-chave

Important dates

Submissão de Propostas | Proposal submission

CLOSED

Notificação aos Autores | Notification of acceptance

Data de notificação | Notification date Nova data | New date
20 de Dezembro 2021 | December 20th

Apresentações | Presentations

Envio de versões revistas do resumo | Submission of revised abstracts

31 de Janeiro | January 31th

Versão final | Final version

Artigo completo * | Full paper *


Consultar as Datas das Revistas Associadas: RE@D ou Prisma Social

* Os autores interessados em publicar nos números dedicados das Revista Prisma Social RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning, deverão submeter artigo completo para revisão. Os autores dos textos selecionados serão convidados a submeter a sua proposta para avaliação da equipa editorial da revista.

Revista Prisma Social associa-se a esta conferência, com a edição de um número dedicado, com o título “Pensamiento Crítico, Creatividad y Pensamiento Computacional en la Sociedad Digital”.

A publicação deste número está prevista para julho de 2022. Mais informação aqui.

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Authors of selected papers will be invited to contribute their work to Prisma Social, issue “Critical Thinking, Creativity and Computational Thinking in Digital Society”.

Publication is scheduled for July 2022. More info here

 RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning associa-se a esta conferência, com a edição de um número dedicado, com o título “Pensamento Crítico, Criatividade e Pensamento Computacional na Sociedade Digital.

A publicação deste número está prevista para março de 2022. Mais informação aqui.

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Authors of selected papers may be invited to contribute their work to RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning, issue “Critical Thinking, Creativity and Computational Thinking in Digital Society”.

Publication is scheduled for March 2022. More info here

Inscrição

Registration

Normal

50
  • Sessões plenárias | Plenary sessions
  • Apresentar comunicação | Presentation
  • Networking

Estudante | Student *

30
  • Sessões plenárias | Plenary sessions
  • Apresentar comunicação | Presentation
  • Networking

* Estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento que apresentem comprovativo de matrícula. // Undergraduate, masters and doctoral students who present proof of enrollment.

Oficinas

Workshops

Em atualização…

Oficinas orientadas por docentes e investigadores que participaram nas atividades educativas do projeto KML II, realizadas em jardins de infância e escolas do 1º CEB. // Workshops facilitated by teachers and researchers who participated in the educational activities of the KML II project, held in kindergartens and elementary schools.

  

Criar e contar histórias através da programação | Creating and telling stories through coding (ScratchJr, Scratch, KIBO)
Dinamizadores | Facilitators
Pré-escolar | Pre-school: Marlene Fernandes (AE de Oliveira de Frades), Regina Carvalho (AE José Cardoso Pires, Amadora)
1º CEB | Elementary school: Ana Chambel (AE de Sampaio, Sesimbra)
Pré-escolar e 1º CEB (robô KIBO): Maribel Miranda-Pinto (ESE Viseu, UMinho – KML II)

Resumo: Criar e contar histórias faz parte do mundo da imaginação da Criança, quer em idade pré-escolar, quer do 1º Ciclo de Ensino Básico, mas tudo ganha outro sentido quando podemos utilizar acessórios, complementos ou tecnologias que certamente envolvem a Criança numa outra dimensão. É neste envolvimento e sentido de criatividade que queremos proporcionar um workshop integrador da área da programação e robótica para contar histórias.

Não se esqueçam que como Participantes deste workshop é importante trazer um Livro de uma História que gostem muito, porque será esta a base do vosso trabalho. Para além disso, daremos oportunidade de escolher dentro deste workshop qual é que pretendem fazer: ScratchJr, Scratch ou Robô KIBO (para quem tem será mais fácil, para os outros colegas será mais demonstrativo).

Importante: Instalar a APP do ScratchJr (https://www.scratchjr.org) num Tablet ou PC (vão ser enviadas informações para quem for selecionado para este workshop) e criar uma conta na comunidade  https://scratch.mit.edu

 


Usar robôs para resolver problemas | Using robots to solve problems
Dinamizadores | Facilitators
Pré-escolar | Pre-school: Margarida Moreira (AE Trigal Santa Maria, Braga), Carla Couto (AE de Rio Tinto, porto)

1º CEB | Elementary school: Susana Marques (AE Manuel Ferreira Patrício, Évora), em atualização

Recursos: Robôs direcionais, tais como, mas não exclusivamente: DOC, Super DOC, MIND Designer, COKO da Clementoni (estes modelos foram os disponibilizados aos jardins e escolas que participaram no projeto KML II, no âmbito da parceria com a Clementoni Portugal.

Desenvolver o pensamento computacional: um desafio para enfrentar desafios Developing computational thinking: a challenge to face challenges
Dinamizadores | Facilitators
Pré-escolar | Pre-school: Margarida Barbieri (AE Escultor António Fernandes, Vila Nova de Gaia)

1º CEB / Elementary school: Fernando Vasques (Conservatório de Música da Covilhã), em atualização

Resumo:  Todos os dias trabalhamos o pensamento computacional para realizar as mais simples tarefas em contexto educativo. É através dos algoritmos que organizamos o nosso pensamento, programando-o para aplicar em situações do dia-a-dia. Como educadores, estimulamos diariamente os nossos alunos a competências relacionadas com o Pensamento Computacional para os ajudar a resolver as suas tarefas e organizar ideias de forma criativa.

Neste Workshop pretendemos apresentar o conceito de pensamento computacional e aplicar atividades de programação sem computadores no Pré-Escolar e 1º Ciclo, envolvendo as aprendizagens curriculares. Venham preparados para pensar connosco, mas acima de tudo como se fossem crianças que gostam de aprender.

Não se esqueçam de ter o  seguinte material antes de iniciar o workshop:

2 folhas A4 brancas (atividade comum); 2 folhas A4 quadriculadas, lápis, borracha; Tesoura e régua; Lápis de cor.

Construção participada de modelos de engenhos eólicos | Participated construction of wind turbine models
Dinamizadores | Facilitators

Educação básica | Basic education: Paulo Torcato (AE de Portela e Moscavide)

Recurso: LEGO WeDo

(CANCELADO)

Comissão Científica

Scientific Committee

Em atualização…

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Conheça a Comissão Organizadora | Meet the Organizing Committee

Contactos

Contact

Instituto de Educação (IE)
Universidade do Minho

Campus de Gualtar
4710-057
Braga Portugal

kml2@ie.uminho.pt

O projeto “Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal” é cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto com a referência PTDC/CED-EDG/28710/2017.

 

The project “Laboratory of Technologies and Learning of Programming for Preschool and 1st Cycle of Basic Education in Portugal” is co-financed by the FEDER – European Regional Development Fund through COMPETE 2020 – Competitiveness and Internationalization Operational Program (POCI) and by national funds through the FCT – Foundation for Science and Technology under the project with reference PTDC/CED-EDG/28710/2017.