Programar nos Primeiros Anos
Programming from Early Years
I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica
18 - 19 Fevereiro 2022
Instituto de Educação
Universidade do Minho
I International Conference on Technologies and Learning of Programming and Robotics in Basic Education
18 - 19 February 2022
Institute of Education
University of Minho
- 00Dias | Days
- 00Horas | Hours
- 00Minutos | Minutes
- 00Segundos | Seconds
O projeto "KML II - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico" organiza a conferência "Programar nos primeiros anos – I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica", nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2022. Convidámos à partilha de experiências e trabalhos de investigação, neste que será também um momento de divulgação dos resultados desta investigação. Esperamos por si!
A Comissão Organizadora
The project "KML II – Laboratory of Technologies and Programming Learning for Preschool and 1st Cycle of Basic Education" will hold, on February 18 and 19, 2022, the "I International Conference on Technologies and Learning of Programming and Robotics in Basic Education", dedicated to the theme "Programming from Early Childhood". We invite you to share your experience and research work. This will also be a moment for disseminating the results of this research. We are waiting for you!
The Organizing Committee
Programa
Schedule
Pro
9h00 | Receção | Welcoming – online |
9h30 | Abertura | Opening – onlineSenhor Diretor Geral da Educação, Dr José Vítor Pedroso |
10h00 | Comunicações paralelas | Paralell sessions – online |
11h15 | Intervalo | Coffee break – virtual |
11h30 | Mesa redonda | Roundtable – onlineComputação nos primeiros anos de escolaridade: integração curricular transversal | Computing in the first years of schooling: cross-curricular integrationWeipeng Yang, Education University of Hong Kong – “Robotics Coding Curriculum for Young Children and Curriculum-Based Professional Learning for their Teachers”Sarika Kewalramani, Monash University, Melbourne – “Can play with AI robotics technologies support children’s learning and development?”Katharina Geldreich, Technical University of Munich – “Programming in Primary Schools – Concepts and Insights from the Classroom and Teacher Education” – Participação em Vídeo.MODERAÇÃO: Professora Catarina Liane Araújo, Universidade do Minho e Escola Superior de Viseu |
13h00 | Pausa para Almoço | Lunch break |
15h30 | Keynote – “Coding as Another Language” – onlineMarina Bers, Tufts UniversityMODERAÇÃO: Professor Luís Valente, Centro de Competência da Universidade do Minho – Investigador Projeto KML2 |
16h45 | Intervalo | Coffee break – virtual |
17h00 | Comunicações paralelas | Paralell sessions – online |
9h30 | Apresentação de resultados KML II | Presentation of results – onlineProfessora Lúcia Amante e Investigadora Elizabeth Sousa, Universidade Aberta – LE@D, Instituição Parceira do Projeto KML2, “Design do MOOC sobre Pensamento Computacional, Programação e Robótica”Professor José Luís Ramos, Universidade de Évora, Instituição Parceira do Projeto KML2, “Programação, robótica e pensamento computacional na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Estudo e análise de necessidades de formação de professores em Portugal”MODERAÇÃO: Investigadora Junior, Ana Francisca Monteiro, Projeto KML2, Universidade do Minho |
10h45 | Intervalo | Coffee break – virtual |
11h | Mesa redonda | Roundtable – onlineFormação docente nas áreas de pensamento computacional, programação e robótica | Teacher training in the areas of computational thinking, programming and roboticsRosalía Romero Tena, Universidade de Sevilha – “La Formación Inicial del profesorado de Educación Infantil en Competencias Digitales”Rozelma Soares de França, Universidade Federal Rural de Pernambuco – “Computação no Currículo Escolar: Implicações para a Formação de Professores no Brasil”MODERAÇÃO: Professor António Quintas Mendes, Universidade Aberta – LE@D. |
12h30 -13h | Síntese final da conferência | Conference briefing – onlineEducadora Marlene Fernandes, Presidente da Assembleia da Arcacomum Associação e Participante do Projeto KML2Representante da CLEMENTONI Portugal (Em Confirmação)Maribel Santos Miranda-Pinto, Investigadora Responsável do Projeto KML 2, Investigadora do CIED, Presidente da Arcacomum Associação e Professora da Escola Superior de Educação de Viseu. |
13h00 | Pausa para almoço | Lunch break |
14h30 | Oficinas | Workshops info – online |
Comunicações
Presentations
Programação como nova literacia.
Pensamento crítico, criatividade e pensamento computacional como competências fundamentais no presente.
Aprendizagem da programação desde a educação de infância.
A programação e a robótica como intervenção nas necessidades educativas.
Integração do pensamento computacional na educação básica.
Aprendizagem da programação e da robótica em contextos formais e informais.
Aprendizagem da programação e da robótica em cenários de aprendizagem à distância.
Avaliação do desenvolvimento do pensamento computacional e da aprendizagem da programação e da robótica.
Integração curricular transversal do pensamento computacional, programação e robótica.
Formação inicial, formação contínua e profissionalização docente.
Autoformação e aprendizagem colaborativa.
Formação através de b-learning, e-learning e cursos massivos.
Programming as a new literacy.
Critical thinking, creativity and computational thinking as fundamental skills for today’s societies.
Programming from childhood education.
Programming and robotics as special education interventions.
Integration of computational thinking in basic education.
Learning programming and robotics in formal and informal contexts.
Learning programming and robotics in distance learning scenarios.
Evaluation of the development of computational thinking and the learning of programming and robotics.
Cross-curricular integration of computational thinking, programming and robotics.
Initial training, in-service training and teacher professionalization.
Self-training and collaborative learning.
B-learning, e-learning and massive courses.
Datas-chave
Important dates
Submissão de Propostas | Proposal submission
CLOSED
Notificação aos Autores | Notification of acceptance
Data de notificação | Notification date
Nova data | New date
20 de Dezembro 2021 | December 20th
Apresentações | Presentations
Envio de versões revistas do resumo | Submission of revised abstracts
31 de Janeiro | January 31th
Versão final | Final version
Artigo completo * | Full paper *
Consultar as Datas das Revistas Associadas: RE@D ou Prisma Social
* Os autores interessados em publicar nos números dedicados das Revista Prisma Social e RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning, deverão submeter artigo completo para revisão. Os autores dos textos selecionados serão convidados a submeter a sua proposta para avaliação da equipa editorial da revista.
A Revista Prisma Social associa-se a esta conferência, com a edição de um número dedicado, com o título “Pensamiento Crítico, Creatividad y Pensamiento Computacional en la Sociedad Digital”.
A publicação deste número está prevista para julho de 2022. Mais informação aqui.
—————————————————————————————————————————————-
Authors of selected papers will be invited to contribute their work to Prisma Social, issue “Critical Thinking, Creativity and Computational Thinking in Digital Society”.
Publication is scheduled for July 2022. More info here
A RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning associa-se a esta conferência, com a edição de um número dedicado, com o título “Pensamento Crítico, Criatividade e Pensamento Computacional na Sociedade Digital“.
A publicação deste número está prevista para março de 2022. Mais informação aqui.
—————————————————————————————————————————————-
Authors of selected papers may be invited to contribute their work to RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning, issue “Critical Thinking, Creativity and Computational Thinking in Digital Society”.
Publication is scheduled for March 2022. More info here
Inscrição
Registration
Normal
- Sessões plenárias | Plenary sessions
- Apresentar comunicação | Presentation
- Networking
Estudante | Student *
- Sessões plenárias | Plenary sessions
- Apresentar comunicação | Presentation
- Networking
* Estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento que apresentem comprovativo de matrícula. // Undergraduate, masters and doctoral students who present proof of enrollment.
Oficinas
Workshops
Em atualização…
Oficinas orientadas por docentes e investigadores que participaram nas atividades educativas do projeto KML II, realizadas em jardins de infância e escolas do 1º CEB. // Workshops facilitated by teachers and researchers who participated in the educational activities of the KML II project, held in kindergartens and elementary schools.
Criar e contar histórias através da programação | Creating and telling stories through coding (ScratchJr, Scratch, KIBO)
Resumo: Criar e contar histórias faz parte do mundo da imaginação da Criança, quer em idade pré-escolar, quer do 1º Ciclo de Ensino Básico, mas tudo ganha outro sentido quando podemos utilizar acessórios, complementos ou tecnologias que certamente envolvem a Criança numa outra dimensão. É neste envolvimento e sentido de criatividade que queremos proporcionar um workshop integrador da área da programação e robótica para contar histórias.
Não se esqueçam que como Participantes deste workshop é importante trazer um Livro de uma História que gostem muito, porque será esta a base do vosso trabalho. Para além disso, daremos oportunidade de escolher dentro deste workshop qual é que pretendem fazer: ScratchJr, Scratch ou Robô KIBO (para quem tem será mais fácil, para os outros colegas será mais demonstrativo).
Importante: Instalar a APP do ScratchJr (https://www.scratchjr.org) num Tablet ou PC (vão ser enviadas informações para quem for selecionado para este workshop) e criar uma conta na comunidade https://scratch.mit.edu
Usar robôs para resolver problemas | Using robots to solve problems
1º CEB | Elementary school: Susana Marques (AE Manuel Ferreira Patrício, Évora), em atualização
Recursos: Robôs direcionais, tais como, mas não exclusivamente: DOC, Super DOC, MIND Designer, COKO da Clementoni (estes modelos foram os disponibilizados aos jardins e escolas que participaram no projeto KML II, no âmbito da parceria com a Clementoni Portugal.
Desenvolver o pensamento computacional: um desafio para enfrentar desafios | Developing computational thinking: a challenge to face challenges
1º CEB / Elementary school: Fernando Vasques (Conservatório de Música da Covilhã), em atualização
Resumo: Todos os dias trabalhamos o pensamento computacional para realizar as mais simples tarefas em contexto educativo. É através dos algoritmos que organizamos o nosso pensamento, programando-o para aplicar em situações do dia-a-dia. Como educadores, estimulamos diariamente os nossos alunos a competências relacionadas com o Pensamento Computacional para os ajudar a resolver as suas tarefas e organizar ideias de forma criativa.
Neste Workshop pretendemos apresentar o conceito de pensamento computacional e aplicar atividades de programação sem computadores no Pré-Escolar e 1º Ciclo, envolvendo as aprendizagens curriculares. Venham preparados para pensar connosco, mas acima de tudo como se fossem crianças que gostam de aprender.
Não se esqueçam de ter o seguinte material antes de iniciar o workshop:
2 folhas A4 brancas (atividade comum); 2 folhas A4 quadriculadas, lápis, borracha; Tesoura e régua; Lápis de cor.
Construção participada de modelos de engenhos eólicos | Participated construction of wind turbine models
Educação básica | Basic education: Paulo Torcato (AE de Portela e Moscavide)
Recurso: LEGO WeDo
(CANCELADO)
Comissão Científica
Scientific Committee
Em atualização…
Nome | Name | Nome da instituição | Afilliation | País | Country |
---|---|---|
Amanda L. Strawhacker | Tufts University | United States |
Ana Francisca Monteiro | Universidade do Minho | Portugal |
Ana Pedro | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Portugal |
António J. Osório | Universidade do Minho | Portugal |
Belmiro Rego | Instituto Politécnico de Viseu | Portugal |
Cristina Azevedo Gomes | Instituto Politécnico de Viseu | Portugal |
Juan Jesús Gutiérrez Castillo | Universidad de Sevilla | España |
Elisabete Cruz | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Portugal |
Fernando Albuquerque Costa | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Portugal |
Fernando Carrapiço | Universidade do Algarve | Portugal |
João Piedade | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Portugal |
José Luís Pires Ramos | Universidade de Évora | Portugal |
Lúcia Amante | Universidade Aberta | Portugal |
Maria José Loureiro | Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro | Portugal |
Manuel Florindo Alves Meirinhos | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança | Portugal |
Maria do Rosário Rodrigues | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Portugal |
Maria Isabel Mendonça Orega | Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve | Portugal |
Maria João Loureiro | Universidade de Aveiro | Portugal |
Neuza Pedro | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Portugal |
Nuno Dorotea | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Portugal |
Pilar Ibáñez Cubillas | Universidad de Málaga | España |
Raquel Patrício | Instituto Politécnico de Bragança | Portugal |
Rosalia Romero Tena | Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Sevilla | España |
Mona Sakr | Middlesex University London | United Kingdom |
José Luis Carvalho | Facultad de Educación, Universidad de Extremadura | España |
Conheça a Comissão Organizadora | Meet the Organizing Committee
Contactos
Contact
Instituto de Educação (IE)
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057
Braga Portugal
kml2@ie.uminho.pt
O projeto “Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal” é cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto com a referência PTDC/CED-EDG/28710/2017.
The project “Laboratory of Technologies and Learning of Programming for Preschool and 1st Cycle of Basic Education in Portugal” is co-financed by the FEDER – European Regional Development Fund through COMPETE 2020 – Competitiveness and Internationalization Operational Program (POCI) and by national funds through the FCT – Foundation for Science and Technology under the project with reference PTDC/CED-EDG/28710/2017.