– Relatório

Introdução à programação, robótica e ao pensamento computacional na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. Necessidades de formação de educadores e professores.

José Luís Pires Ramos
Rui Gonçalo Espadeiro
Ricardo Monginho
Évora , Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora , 2022
ISBN 978-972-778-252-9

https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/KML?fbclid=IwAR305CC85-VKmStGvvP3fhPM0c8aFag1ZPyJfhX4VkO0VQrtFOf1wlxmPDk

– Coordenação de nº de revista

Coordenação de um número da Revista Prisma Social, com o título “Pensamiento crítico e pensamiento computacional en la Sociedade Actual” (Coord: Miranda-Pinto, M., Osório, A.J., Monteiro, A. F.) – Aceite  em 7 de setembro 2020 para publicação em julho de 2022. https://revistaprismasocial.es/issue/view/241

Coordenação de um número da RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning, com o título “Pensamento Crítico, Criatividade e Pensamento Computacional na Sociedade Digital” (Editores temáticos: Maribel Santos Miranda Pinto, Ana Francisca Monteiro e António José Meneses Osório) – Aceite para publicação em Maio de 2022. https://revistas.rcaap.pt/lead_read/issue/view/1378

 

– Artigos em revista

Quintas-Mendes, A., Batista de Souza, E. ., & Amante, L. (2022). Learning Design of a Programming and Robotics MOOC for Childhood Teachers and Educators. Revista Prisma Social, (39), 234–261. Recuperado a partir de https://revistaprismasocial.es/article/view/4807

Miranda-Pinto M., Araújo L. C.,  Osório A.J., Monteiro A.F. (2022).Desenvolvimento Positivo pela Tecnologia (PTD) checklist de envolvimento: crianças/criança e ambientes/facilitadores Positive Development through Technology (PTD) engagement checklist: children/children and environments/facilitators. RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning. 5(1), 1-20.  DOI: 10.34627/redvol5iss1e202204https://www.researchgate.net/publication/362175325_RED_-Revista_de_Educacao_a_Distancia_e_Elearning_Desenvolvimento_Positivo_pela_Tecnologia_PTD_checklist_de_envolvimento_criancascrianca_e_ambientesfacilitadores_Positive_Development_through_Technology

Monteiro A.F., Miranda-Pinto M., Osório A.J. (2021). Coding as Literacy in Preschool: A Case Study. Education Sciences, 11(5):198. https://doi.org/10.3390/educsci11050198

Souza, E., Amante, L., & Quintas-Mendes, A. (2020). Desenho e avaliação de um curso b-learning para Formação de
Professores e Educadores sobre Pensamento Computacional, Programação e Robótica. RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning, 3(1), 131–150. http://hdl.handle.net/10400.2/9782

 

– Artigos em atas

Maribel Miranda-Pinto (no prelo). ScratchJr and Scratch online training for early childhood educators and primary school teachers. Aceite para INTED22 – 16th annual International Technology, Education and Development Conference. 7-9 março 2022. doi: 10.21125/inted.2022.0270. https://www.researchgate.net/publication/359473462_SCRATCHJR_AND_SCRATCH_ONLINE_TRAINING_FOR_EARLY_CHILDHOOD_EDUCATORS_AND_PRIMARY_SCHOOL_TEACHERS

Monteiro, A. F; Miranda, M.; Osório, A. J.; Araújo, C. L. (2021). Coding as literacy: case studies at pre-primary and elementary school. INTED21 – 15th annual International Technology, Education and Development Conference. 8-9 março 2021. doi:10.21125/inted.2021.0718. https://www.researchgate.net/publication/350043130_CODING_AS_LITERACY_CASE_STUDIES_AT_PRE-PRIMARY_AND_ELEMENTARY_SCHOOL

M. Santos Miranda-Pinto, J. Nunes Piedade (2021) OBSERVATORY FOR CREATIVE AND DIGITAL LEARNING IN FAMILIES PROJECT, EDULEARN21 Proceedings, pp. 2696-2703. doi: 10.21125/edulearn.2021.0588https://www.researchgate.net/publication/353372521_OBSERVATORY_FOR_CREATIVE_AND_DIGITAL_LEARNING_IN_FAMILIES_PROJECT

Pinto, M., Cubillas, P., & Osório, A. J. (2020). Social Networks for the Dissemination of Research Projects: the Case of Kids Media Lab 2. ICERI2020 Proceedings, 1(November), 5787–5796. https://doi.org/10.21125/iceri.2020.1242. https://www.researchgate.net/publication/348297507_SOCIAL_NETWORKS_FOR_THE_DISSEMINATION_OF_RESEARCH_PROJECTS_THE_CASE_OF_KIDS_MEDIA_LAB_2

Souza, E.; Amante, L.; Quintas-Mendes, A. (2020). Evaluation of a b-learning training for teachers in computational thinking, programming and robotics: preparing the design of a MOOC. ICERI2020 – 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation. doi: 10.21125/iceri.2020.0418

Monteiro, A. F; Miranda, M.; Osório, A. J.; Araújo, C. L. (2019). Curricular integration of computational thinking, programming and robotics in basic education: a proposal for teacher training. ICERI19 – 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation. doi: 10.21125/iceri.2019.0232

Amante, L., Souza, E. B., Quintas-Mendes, A., Monteiro, A. F., Miranda-Pinto, M., Osório, A. & Araújo, C.L. (2019). Computational Thinking, Programming and Robotics in Basic Education: Evaluation of an In-service b-learning Experience, Proceedings of ICERI2019 Conference 11th-13th November 2019, Seville, Spain doi: 10.21125/iceri.2019.2626 http://hdl.handle.net/10400.2/10204

Miranda, M., Osório A., Monteiro, A. F., Valente, L.,  Araújo, C. L.  (2017). Laboratory of technologies and learning of programming and robotics for pre and primary school. ICERI2017 – 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation. doi: 10.21125/iceri.2017.0473

 

– Eventos

ScratchJr – 18 de Maio de 2020

Scratch – 2 Junho 2020

Robótica com COKO e DOC – 8 junho 2020

Robótica com MIND – 22 junho 2020

disponíveis no canal Youtube do projeto: https://www.youtube.com/channel/UCpO6O9M1bfJX9rW7jdzrpcg

 

– Workshops por convite

“ScratchJr”, no âmbito do Seminário “Programação e Robótica – 2019”, inserida nas atividades da semana Europeia da Programação (Code Week),
promovido pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), da Direção-Geral da Educação.

“Contar uma história com ScratchJr”, no âmbito do TIC@Portugal´20 – XIV Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC, organizado pela
Educom – APTE Associação Portuguesa de Telemática Educativa.

 

– Apresentações por convite

Maribel dos Santos Miranda-Pinto (2022) convidada para A MESA REDONDA DIBUJAMOS ESPACIOS INCLUSIVOS CON LAS TECNOLOGÍAS EN INFANTIL, para apresentar o Projeto Kids Media Lab 2. no III Congreso Internacional de Innovación y Tecnología Educativa en Infantil (citei’22). Universidad de Sevilla | 30, 31 de Março e 1 de Abril de 2022 | Sevilla, (https://citei.us.es/congreso-citei/programa-citei-2022/27-programa/69-31-de-marzo-12-30h-14-00h). ESPANHA.

Maribel dos Santos Miranda-Pinto (2022) convidada como KEYNOTE SPEAKERS para “ONE-DAY WEBINAR ON 28 JANUARY 2022: ICT IN EDUCATION & TRAINING IN TIMES OF PANDEMIC”, https://atee.education/news/one-day-webinar-on-28-january-2022-ict-in-education-training-in-times-of-pandemic, a realizar no dia 28 de Janeiro de 2022, organizado pela ATEE – Association for Teacher Education in Europe.

Miranda-Pinto, M. (2021) convidada para o Painel “Estudios em Infancias: Tecnología e Infancia: desafios contemporâneos” do VI CONGRESO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN Y PEDAGOGÍA. https://congresoip.com, organizado pela Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, de 11 a 15 de Outubro de 2021. COLOMBIA.

Miranda-Pinto, M. (2021) convidada como palestrante para o III SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VI NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, a realizar de 5 a 15 de Outubro, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação – GEP – TDE da Universidade Federal do Maranhão. https://doity.com.br/sntde2021. BRASIL.

Miranda-Pinto, M. convidada para o Painel “Projetos de investigação sobre as escolas” da conferência EduSummit – “Inovar, Potenciar, Transformar, Pensar a Educação no Pós-pandemia”, organizada pela Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET), pela Federação Nacional da Educação (FNE) e pela Universidade Aberta (UAberta), que irá decorrer online nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2021. https://www.edusummit.pt. PORTUGAL.

Miranda-Pinto, M. convidada para a conferência Pensamento Computacional, da Programação e da Robótica no Ensino Básico com a Palestra “O Desenvolvimento da Codificação como Literacia: Uma Perspetiva transversal de integração do Pensamento Computacional, da Programação e da Robótica na Educação Básica” (http://www.ie.ulisboa.pt/events/pensamento-computacional-tecnologias-e-robotica-no-ensino-basico?l=L1&ri=0&fbclid=IwAR1Gz7kv6aC8V5sVujj0zZYodGldAzHSY5gv3yVn1bmk4_7mq9kVQ7n8Bws), no dia 12 de Junho de 2021. PORTUGAL.

Miranda-Pinto, M. (2020). “Programar para aprender –  Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo
de Ensino Básico em Portugal – KML II”.  VIII Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE) e VI Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI) – Brasil, 24-25 novembro 2020 (apresentação virtual).

Miranda-Pinto, M. (2019). KML2 – Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo
de Ensino Básico em Portugal. XIII Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC – TICPortugal’19, Vale de
Cambra, 5 julho 2019.

Miranda-Pinto, M. (2019). KML2 – Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo
de Ensino Básico em Portugal. Primeiros Passos com a Robótica Encontro sobre utilização de Robótica Educativa no Pré-escolar
e 1.ºCEB, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 29 de junho de 2019.

Miranda-Pinto, M. (2019). KML2 – Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo
de Ensino Básico em Portugal. III Encontro Professores Inovadores com TIC, Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico de Bragança, 14-15 de junho de 2019.

 

– Comunicações

Miranda, M. (2020) “Las Redes Sociales para difusión de Proyectos de Investigación: El caso del Kids Media Lab”. I
Congreso Internacional Comunicación y Redes Sociales em la Sociedad de la Información, 6 e 7 de Fevereiro de 2020 na Universidad
Complutense de Madrid.

Monteiro, A. (2020). “Programar para aprender: integração curricular da programação na educação pré-escolar e 1.º CEB,”. TIC@Portugal´20 – XIV Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC, online, 16 julho 2020.

Miranda-Pinto, M. (2020). Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1ºCEB em Portugal. Integração curricular do pensamento computacional, da programação e da robótica na educação pré-escolar e 1ºCEB. TIC@Portugal´20 – XIV Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC, online, 16 julho 2020.

Miranda-Pinto, M. (2020). Kids Media Lab e KMLII – Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal. I Jornadas Lamego Educa, online, 24 julho

Amante, L.; Souza, E.; Quintas-Mendes, A. (2020). Evaluation of a b-learning training for teachers in computational thinking, programming and robotics: preparing the design of a MOOC. ICERI2020 (apresentação virtual). doi: 10.21125/iceri.2020.0418

Miranda, M., Pilar, Osório A. (2020). Social networks for the dissemination of research projects: The
case of the Kids Media Lab 2 project. ICERI2020 – 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation.
(Apresentação virtual). doi: 10.21125/iceri.2020.1242

Monteiro, A. F; Miranda-Pinto; Osório, A. J. (2019). Integração curricular do pensamento computacional, da
programação e da robótica na educação: Uma proposta para a formação de professores. Apresentação em Challenges 2019 –
XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga.

Monteiro, A. F; Miranda, M.; Osório, A. J.; Araújo, C. L. (2019). Curricular integration of computational thinking,
programming and robotics in basic education: a proposal for teacher training. ICERI19 – 12th annual International Conference
of Education, Research and Innovation. Apresentação virtual. doi: 10.21125/iceri.2019.0232

Amante, L., Souza, E. B., Quintas-Mendes, A., Monteiro, A. F., Miranda-Pinto, M., Osório, A. & Araújo, C.L. (2019). Computational Thinking, Programming and Robotics in Basic Education: Evaluation of an In-service b-learning Experience, Proceedings of ICERI2019 Conference 11th-13th November 2019, Seville, Spain. Apresentação virtual. doi: 10.21125/iceri.2019.2626