Facebook Twitter Youtube

icon gal

Programa geral (mais detalhe no site da Conferência)

Segunda-feira, 13 de maio

Hora

Programa [PT] 13.MAI

13:00

Abertura do Secretariado

14:00 - 14:30

Sessão de abertura

14:30 - 16:00

Desafios da Inteligência Artificial à Educação (painel em Inglês)
Benedict Du Boullay (International Society for Artificial Intelligence in Education, Reino Unido)
Dulce Mota (Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal)
Matthew Montebello (Universidade de Malta, Malta)
Moderador: Paulo Novais (Universidade do Minho, Portugal)

16:30 - 18:00

Sessões Paralelas

Terça-feira, 14 de maio

 

 

Hora

Programa [PT] 14.MAI

09:00

Abertura do Secretariado

09:30 - 11:00

Sessões Paralelas

11:30 - 13:00

Desafios da Inteligência Artificial na Educação (painel em Português)
Dalila Durães (Universidade do Minho, Portugal)
Isabel Alexandre (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal)
Sérgio Ferreira (Escola Básica e Secundária das Flores, Açores)
Moderador: Pedro Silva (AE Dr. Manuel Gomes de Almeida, Portugal)

14:30 - 16:00

"Educação, Cognição e Tecnologia" (conferência em Português)
Helder Coelho (Conselho Consultivo do Colégio Doutoral Mente-Cérebro da Universidade de Lisboa, Portugal)

16:30 - 18:00

Sessões Paralelas

18:00 - 19:00

Apresentação de Livros

20:00

Jantar Social Challenges

Quarta-feira, 15 de maio

Hora

Programa [PT] 15.MAI

09:00

Abertura do Secretariado

09:30 - 11:00

Sessões Paralelas

11:30 - 13:00

"Neuroscience, Artificial Intelligence and the future of education: the path to better personalisation and performance" (conferência em Inglês)
Scott Bolland (New Dawn Technologies, Austrália)

14:30 - 15:30

"Coding as a Developmental Playground: Computational Thinking and Robotics" (conferência em Inglês)
Marina Bers (Universidade de Tufts, EUA)

15:30 - 16:30

"Práticas em escolas Portuguesas" (mesa redonda Português/Inglês)

17:00 - 17:30

Síntese Challenges 2019

17:30

Encerramento


 

Workshops - Animação Stop Motion

Com o propósito de apoiar a participação das escolas da região no concurso "Conta-nos uma História", promovido pela ERTE/DGE, o Centro de Competência em TIC realiza um workshop destinado à criação de animação digital com técnicas de stop motion. A participação é livre, sujeita, no entanto a inscrição prévia.

Conta-nos uma História 2018

Conteúdo

Módulo I - Produção e Argumento (3 h)

Módulo II - Realização e Edição (3 h)

Módulo III - Pós-produção (3 h)

Datas

A oficina funcionará à segunda-feira, com início às 15:00, a partir de 22 de janeiro. Contudo, poderá equacionar-se alteração de horário e dias, de acordo com as necessidades.

Destinatários

Eeducadores, Professores do 1.º Ciclo, Professores de AEC no 1.º Ciclo (preferencialmente).

Local: Instituto de Educação da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga

Inscrições: online até dia 18 de janeiro (gratuitas)

 


 

Chamada de trabalhos | Call for papers

Challenges 2017: Aprender nas nuvens | Learning in the clouds

X Conferência Internacional de TIC na Educação

Universidade do Minho, Braga 8, 9 e 10 de maio de 2017

 

Convidam-se todos os que se interessam pelas temáticas e pelas práticas emergentes dos novos paradigmas educacionais, significativamente influenciados pelos desafios das tecnologias digitais, conectadas em rede, a participar na décima edição das conferências “Challenges”, entre 8 e 10 de maio de 2017, no Instituto de Educação da Universidade do Minho.

A conferência aborda uma pluralidade de temáticas organizadas em torno de três eixos principais.

I – Tecnologias emergentes e ambientes digitais de aprendizagem

Neste eixo incluem-se os contributos que visam discutir as mais recentes inovações tecnológicas procurando linhas de desenvolvimento futuro nas suas dimensões relacionadas com a educação e a formação.

II – Inovação curricular e de aprendizagem em contextos digitais

Com este eixo pretende-se articular os contributos em torno da problemática da inovação curricular e pedagógica com as TIC, considerando não apenas os contextos curriculares formais, escolares e académicos, mas também os contextos não formais e informais de aprendizagem.

III – Avaliação de aprendizagens e de dispositivos em contextos digitais

Este eixo reporta-se a diferentes dimensões de avaliação no âmbito das TIC na educação sendo aqui consideradas as problemáticas, práticas e modelos de avaliação de software, serviços, interfaces, dispositivos, cursos e aprendizagens em ambientes digitais e online.

Tipos de trabalhos

A - (Comunicações) Trabalhos completos no formato de artigo de investigação concluída ou ensaio isolado ou articulados em simpósios temáticos com um mínimo de 4 trabalhos, apresentados oralmente e texto a publicar nas atas da conferência.

B - (Posters) Trabalhos de dimensão mais reduzida relacionados com projetos em curso, experiências ou práticas (posters) que não se enquadrem no tipo A, apresentados em poster impresso e texto a publicar nas atas da conferência.

C - (Posters Digitais) Relatos/testemunhos de projetos inovadores de intervenção com TIC em escolas Portuguesas, a apresentar em formato digital em sessão exclusiva e a publicar em ebook.

Datas importantes

Submissão de propostas: até 20 de fevereiro de 2017

Informação final sobre aceitação: até 03 de abril de 2017

visite: www.nonio.uminho.pt/challenges


 

 

O CCTIC do Instituto de Educação, Universidade do Minho, associa-se à EDUCOM/APTE na realização do Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC (TIC@Portugal'15), possibilitando o acompanhamento das atividades centrais através de videoconferência e promovendo outras atividades locais, com o seguinte programa.

Videoconferência (programa partilhado)

09:30 Sessão de Abertura

- Presidente da Educom; Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Fernando Egídio Reis; Diretor da FCT/UNL;
- Vice-presidente da Educom (a partir de Faro);
- Centros de Competência TIC associados à iniciativa (a partir dos diversos Centros).

10:00 Conferência pelo Professor José Lagarto: Aprender em ambientes digitais – um desafio para os professores?

Programa local (CCTIC-IE, Universidade do Minho)

13:30 Workshops:

1 - Avaliação Online com Mapas Mentais; 

2 - JuxtaLearn: O papel da plataforma web colaborativa CLIPIT na compreensão de conceitos complexos de matemática

17:15 Intervalo (Coffee break)

Videoconferência (programa partilhado)

17:30 Mesa Redonda: coordenadores dos CCTIC participantes

18:50 Encerramento

A inscrição, embora gratuita é obrigatória, podendo fazer-se através do web site do Encontro ou através do seguinte formulário.

Inscrição no Encontro TIC@Pt'15 - Atividades em Braga