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Workshops - Animação Stop Motion

Com o propósito de apoiar a participação das escolas da região no concurso "Conta-nos uma História", promovido pela ERTE/DGE, o Centro de Competência em TIC realiza um workshop destinado à criação de animação digital com técnicas de stop motion. A participação é livre, sujeita, no entanto a inscrição prévia.

Conta-nos uma História 2018

Conteúdo

Módulo I - Produção e Argumento (3 h)

Módulo II - Realização e Edição (3 h)

Módulo III - Pós-produção (3 h)

Datas

A oficina funcionará à segunda-feira, com início às 15:00, a partir de 22 de janeiro. Contudo, poderá equacionar-se alteração de horário e dias, de acordo com as necessidades.

Destinatários

Eeducadores, Professores do 1.º Ciclo, Professores de AEC no 1.º Ciclo (preferencialmente).

Local: Instituto de Educação da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga

Inscrições: online até dia 18 de janeiro (gratuitas)

 


 

Chamada de trabalhos | Call for papers

Challenges 2017: Aprender nas nuvens | Learning in the clouds

X Conferência Internacional de TIC na Educação

Universidade do Minho, Braga 8, 9 e 10 de maio de 2017

 

Convidam-se todos os que se interessam pelas temáticas e pelas práticas emergentes dos novos paradigmas educacionais, significativamente influenciados pelos desafios das tecnologias digitais, conectadas em rede, a participar na décima edição das conferências “Challenges”, entre 8 e 10 de maio de 2017, no Instituto de Educação da Universidade do Minho.

A conferência aborda uma pluralidade de temáticas organizadas em torno de três eixos principais.

I – Tecnologias emergentes e ambientes digitais de aprendizagem

Neste eixo incluem-se os contributos que visam discutir as mais recentes inovações tecnológicas procurando linhas de desenvolvimento futuro nas suas dimensões relacionadas com a educação e a formação.

II – Inovação curricular e de aprendizagem em contextos digitais

Com este eixo pretende-se articular os contributos em torno da problemática da inovação curricular e pedagógica com as TIC, considerando não apenas os contextos curriculares formais, escolares e académicos, mas também os contextos não formais e informais de aprendizagem.

III – Avaliação de aprendizagens e de dispositivos em contextos digitais

Este eixo reporta-se a diferentes dimensões de avaliação no âmbito das TIC na educação sendo aqui consideradas as problemáticas, práticas e modelos de avaliação de software, serviços, interfaces, dispositivos, cursos e aprendizagens em ambientes digitais e online.

Tipos de trabalhos

A - (Comunicações) Trabalhos completos no formato de artigo de investigação concluída ou ensaio isolado ou articulados em simpósios temáticos com um mínimo de 4 trabalhos, apresentados oralmente e texto a publicar nas atas da conferência.

B - (Posters) Trabalhos de dimensão mais reduzida relacionados com projetos em curso, experiências ou práticas (posters) que não se enquadrem no tipo A, apresentados em poster impresso e texto a publicar nas atas da conferência.

C - (Posters Digitais) Relatos/testemunhos de projetos inovadores de intervenção com TIC em escolas Portuguesas, a apresentar em formato digital em sessão exclusiva e a publicar em ebook.

Datas importantes

Submissão de propostas: até 20 de fevereiro de 2017

Informação final sobre aceitação: até 03 de abril de 2017

visite: www.nonio.uminho.pt/challenges


 

 

O CCTIC do Instituto de Educação, Universidade do Minho, associa-se à EDUCOM/APTE na realização do Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC (TIC@Portugal'15), possibilitando o acompanhamento das atividades centrais através de videoconferência e promovendo outras atividades locais, com o seguinte programa.

Videoconferência (programa partilhado)

09:30 Sessão de Abertura

- Presidente da Educom; Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Fernando Egídio Reis; Diretor da FCT/UNL;
- Vice-presidente da Educom (a partir de Faro);
- Centros de Competência TIC associados à iniciativa (a partir dos diversos Centros).

10:00 Conferência pelo Professor José Lagarto: Aprender em ambientes digitais – um desafio para os professores?

Programa local (CCTIC-IE, Universidade do Minho)

13:30 Workshops:

1 - Avaliação Online com Mapas Mentais; 

2 - JuxtaLearn: O papel da plataforma web colaborativa CLIPIT na compreensão de conceitos complexos de matemática

17:15 Intervalo (Coffee break)

Videoconferência (programa partilhado)

17:30 Mesa Redonda: coordenadores dos CCTIC participantes

18:50 Encerramento

A inscrição, embora gratuita é obrigatória, podendo fazer-se através do web site do Encontro ou através do seguinte formulário.

Inscrição no Encontro TIC@Pt'15 - Atividades em Braga

 


 

 

Apresentação da Challenges 2015 

 

Em 2015 completam-se 30 anos após o início do Projeto MINERVA, o projeto de referência para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo educativo em Portugal. Tendo sido um projeto Português, o MINERVA foi também considerado internacionalmente um caso de sucesso de inovação em educação com TIC. Prosseguindo a linha de promoção, reflexão e divulgação das práticas de inovação e aprendizagem com as TIC, que tem orientado as edições das “Challenges”, a IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015, inspira-se no aniversário do MINERVA para refletir sobre a emergência de novos paradigmas educacionais, significativamente influenciados pelos desafios colocados pelas tecnologias digitais e em rede.

Neste contexto, convidamos todas as pessoas que se interessem pelas temáticas educacionais a estar connosco nesta nona edição das conferências “Challenges”, a ter lugar em 14 e 15 de maio de 2015, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, para partilhar, discutir e refletir sobre os resultados da investigação em TIC na educação, na procura de novas agendas de investigação, de intervenção e de consolidação do conhecimento.

 

Eixos principais

A conferência desenvolver-se-á abarcando uma pluralidade de temáticas, organizadas em torno de três eixos principais:

 - Ambientes emergentes
 - O digital e o currículo
 - Avaliação digital

No eixo “Ambientes emergentes” incluem-se os contributos que visam discutir as mais recentes inovações tecnológicas procurando linhas de desenvolvimento futuro nas suas dimensões relacionadas com a educação e a formação.

Com o eixo “O digital e o currículo” pretende-se articular os contributos em torno da problemática da inovação curricular e pedagógica com as TIC, considerando não apenas os contextos curriculares formais, escolares e académicos, mas também os contextos não formais e informais de aprendizagem.

O eixo “Avaliação digital” reporta-se a diferentes dimensões de avaliação no âmbito das TIC na educação sendo aqui consideradas as problemáticas, práticas e modelos de avaliação de software, serviços, interfaces, dispositivos, cursos e aprendizagens em ambientes digitais e online.

 

Submissão de trabalhos

São aceites comunicações livres e posters em Português (língua de trabalho da conferência), Espanhol, Inglês e Francês.

 

Informação adicional

Informação mais completa em http://www.nonio.uminho.pt/challenges2015