Facebook Twitter Youtube

icon gal

Ambientes educativos emergentes

Autores

Paulo Dias, António José Osório

 

Citação preferida

Dias, P.& Osório, A. J. (Orgs.). (2008). Ambientes educativos emergentes. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho

 

Ficha Técnica

Título - Ambientes educativos emergentes

Organizadores: Paulo Dias e António José Osório

Capa: Luís Valente - Imagens Do Curso Online Pequenos Artistas

Editor: Universidade do Minho – Centro de Competência

Composição, Impressão e acabamentos: Candeias Artes Gráficas – www.candeiasag.com

ISBN: 978-972-98456-2-8

Depósito Legal: 277293/08

1000 exemplares - Maio, 2008

 

Síntese (da contracapa)

Tecnologias emergentes como realidade aumentada, multimédia, interactiva, robótica educativa, conteúdos geo-referenciados ou computação móvel, entre outras, vêm proporcionando ambientes imersivos, caracterizados pela sua interactividade, promotores de colaboração, proporcionando comunidades a que podemos pertencer e em que podemos participar.

 

Em paralelo, a perspectivas da participação social na Web 2.0 conduziu à democratização da rede, promovendo a diminuição da distância social e a integração online através da acessibilidade tecnológica e o consequente aumento da fluência digital, favorecendo o desenvolvimento de redes de consumidores de informação e, principalmente, de produtores das redes de conhecimento na Web.

 

Neste contexto, a presente publicação apresenta um conjunto de nove textos selecionados da Conferência Challenges 2007, explorando, nomeadamente, as seguintes temáticas:

- a diversidade e acessibilidade dos equipamentos disponíveis na área da robótica, que tem suscitado um maior interesse pelo seu estudo e pela realização de experiências visando a sua integração em processos de ensino-aprendizagem;

- a generalização massiva do uso de equipamentos móveis, que constitui uma realidade incontornável, com um impacto elevadíssimo e significativo na vida de cada pessoa, incluindo a sua aprendizagem;

- a análise das implicações da nova Web na Educação, que ganha crescente relevância especialmente se pensarmos que as gerações mais jovens terão tendência para explorar as aplicações da Web x+1 enquanto os adultos, os pais e os professores ainda se encontram na fase de entender, definir e caracterizar uma qualquer web x!

 

índice para download em formato pdf

 

Avaliação online

Autores

Paulo Dias, Bento Silva e António José Osório

 

Citação preferida
Dias, P., Osório, A. J. & Silva, B., D.(Orgs.).(2009). Avaliação online. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho

 

Ficha Técnica

Título - Avaliação online

Organizadores: Paulo Dias, Bento Silva e António José Osório

Capa: Luís Valente - Imagens Do Curso Online Pequenos Artistas

Editor: Universidade do Minho – Centro de Competência

Composição, Impressão e acabamentos: Candeias Artes Gráficas – www.candeiasag.com

ISBN: 978-972-98456-3-5

Depósito Legal: 289321/09

1000 exemplares - Dezembro, 2008

 

Síntese (da contracapa)

A principal consequência provocada pelo desenvolvimento das tecnologias digitais, que está no cerne do ´novo´paradigma da Sociedade da Informação e Comunicação advém, sobretudo, da mudança que induzem ou catalisam, permitindo a criação de novas interfaces, novas formas de acesso à informação, novas formas de produção do conhecimento, novas formas de cultura, novas formas de gestão do tempo e do espaço, novas formas de relacionamento, novas formas de ensinar e aprender.

 

Face ao impacto deste movimento na sociedade, na educação, e nas escolas, a avaliação de projectos desta natureza assume particular relevância. É pela avaliação que se delimitam, obtêm e fornecem informações úteis que nos permitem ter uma opinião válida sobre as decisões possíveis a levar em conta.

 

A avaliação educacional, nas suas diversas vertentes, nunca foi uma tarefa simples, e na modalidade dos processos online ainda se torna mais desafiadora. Foi esse desafio que motivou a organização deste livro, apresentando doze textos sobre a temática da Avaliação Online, selecionados para a V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007, que de certa forma, traduzem também a investigação educacional no domínio da investigação de interfaces de educação online, efectuada em espaços de Países de Expressão Portuguesa!

 

índice para download em formato pdf