Agendamento final das Comunicações e Pósteres
Hora Portuguesa // Portuguese time
Consulte o agendamento, tipo de apresentação, modalidade, slot temporal e código da sala para a apresentação de comunicações e pósteres (agendamento detalhado).
Final Schedule
Check the schedule, type of presentation, modality, time slot and room code for the presentation of papers and posters (detailled schedulle).
Sessões paralelas de Comunicações Orais, dia 9 de maio. Início às 17:00.
Parallel Oral Communications Sessions, May 9th. Starts at 17:00.
ID | Paper Title | Day | Time Slot | Type | Mode | CodRoom | Order |
---|---|---|---|---|---|---|---|
49 | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS PRESENCIAIS: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA VIDA & CARREIRA DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA (BRASIL) | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | A | 1 |
29 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO EM PORTUGAL: PERCEÇÃO E USO DE PROFESSORES E ALUNOS | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | A | 2 |
76 | MYSTERY SKYPE – DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICA E INTERCULTURAL | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | A | 3 |
12 | ASSESSMENT OF GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE TECHNOLOGIES IN THE PRODUCTION OF TEXTUAL AND IMAGE ELEMENTS ON CHEMISTRY CONCEPTS. | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | A | 4 |
90 | O CICLO DIALÓGICO UBÍQUO: NA CONSTRUÇÃO DE UM ECOSSISTEMA PARA COEMPREENDER NA EDUCAÇÃO | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | A | 5 |
16 | A UTILIZAÇÃO DO WEBLOG NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E POTENCIALIDADES | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | B | 1 |
19 | AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL DE ALUNOS NO FINAL DO 1.º CEB | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | B | 2 |
43 | DEVELOPING DIGITAL LITERACY IN PRIMARY SCHOOL STUDENTS THROUGH THE USE OF A STORY APP: A CASE STUDY | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | B | 3 |
34 | A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, COM FINALIDADES FORMATIVAS, NO TRABALHO DE PROJETO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | B | 4 |
6 | DIGITAL INCLUSION — HOW TO USE DIGITAL EXERGAMES ON ACTIVE AGING PROMOTION. | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | B | 5 |
23 | O USO DO SCRATCH PARA PROMOVER HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL DE UMA FUTURA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS: EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | B | 6 |
25 | O IMPACTO DAS ATIVIDADES INTEGRADAS STEM NO INTERESSE DOS ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO PELAS ÁREAS STEM | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | C | 1 |
33 | THE DESIGN AND IMPLEMENTATION OF A PILOT CHATBOT IN DISTANCE EDUCATION | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | C | 2 |
42 | A (RE)CRIAÇÃO DE AMBIENTES DIGITAIS E ATIVOS DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA TEMÁTICA SOBRE A GUERRA COLONIAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 2.º CEB | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | C | 4 |
28 | PERSPECTIVAS DE UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO A DISTÂNCIA ONLINE | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | C | 5 |
63 | TECNOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO DOCENTE: NARRATIVAS | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | C | 6 |
8 | DESAFÍOS DE LA INTELIGENCIA ARTIFICIAL: PROPUESTA FORMATIVA PARA DETECTAR FAKE NEWS EN REDES SOCIALES | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | D | 1 |
93 | O IMPACTO DO MODELO DE ENSINO ADOTADO NO PERÍODO DA PANDEMIA SARS-COV-2 NAS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR DE BENGUELA - ANGOLA | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | D | 2 |
82 | O USO DE CHROMEBOOKS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOB A PERSPECTIVA DE UMA RESIDENTE DO PRP | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | D | 3 |
51 | NÓS DA EDUCAÇÃO | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | D | 4 |
103 | CHATGPT E ENSINO-APRENDIZAGEM DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | D | 5 |
37 | REVISÃO DE LITERATURA SMART: A EFICIÊNCIA DAS NOVAS FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | D | 6 |
10 | O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | E | 1 |
26 | TEACHER EDUCATION AND MEDIA LITERACY: STRENGTHENING DIALOGUE IN HIGHER EDUCATION | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | E | 2 |
62 | VANTAGENS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A ATUAÇÃO ACADÊMICA | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | E | 3 |
78 | LETRAMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE ATUAM NA MONITORIA | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | E | 4 |
74 | UM ESTUDO NETNOGRÁFICO SOBRE CURSOS DIDÁTICOS DE DESIGN EM PLATAFORMAS DE STREAMING | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | E | 5 |
41 | APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM GEOGEBRA NO ENSINO BÁSICO | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | F | 1 |
38 | AVANÇOS, RECUOS E DESAFIOS EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS APÓS A PANDEMIA DA COVID-19 | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | F | 2 |
71 | O ENSINO DE FÍSICA “ONLIFE” | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | F | 3 |
75 | O PAPEL DO DOCENTE ORIENTADOR NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | F | 4 |
81 | MODALIDADES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DO PRESENCIAL AO HÍBRIDO A EXPERIÊNCIA DA UFBA | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | F | 5 |
18 | TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO BRASIL | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | F | 6 |
15 | POTENCIALIDADES Y POSIBILIDADES EDUCATIVAS DE LA APLICACIÓN MÓVIL HEALTHY JEART PARA EL FOMENTO DE HÁBITOS SALUDABLES EN JÓVENES CON TEA: PERSPECTIVA DE LOS PROFESIONALES | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | G | 1 |
77 | EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: ACOLHIMENTO DO TUTOR AOS ALUNOS | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | G | 2 |
40 | A VISÃO DA SOCIEDADE COM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA BRASILEIRA | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | G | 3 |
65 | O 'ESTAR JUNTO VIRTUAL' EM UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | G | 4 |
70 | OFERTA HÍBRIDA NO ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DO BRASIL SOBRE VIVÊNCIAS DE DOCENTES E DE DISCENTES | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | G | 5 |
98 | BRINQUEDOTECA ASSISTIVA: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | G | 6 |
58 | DISCUTIR AS PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS COM O CHATGPT: O PAPEL DO QUESTIONAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA INTERAÇÃO HUMANO - MÁQUINA | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | H | 1 |
14 | UMA REFLEXÃO SOBRE O PANORAMA DA OFERTA FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO HUAMBO | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | H | 2 |
20 | O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E A CULTURA DIGITAL: REALIDADES E SABERES QUE SE ENTRELAÇAM | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | H | 3 |
4 | LA FORMACIÓN EN COMPETENCIAS DIGITALES DEL FUTURO PROFESORADO | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | H | 4 |
5 | EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: O QUE NOS DIZEM AS PESQUISAS | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | H | 5 |
88 | TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITOS HUMANOS | 09/MAY | 17:00 - 18:30 | Oral Com. | Online | H | 6 |
Sessões paralelas de Comunicações Orais, dia 10 de maio. Início às 09:00.
Parallel Oral Communications Sessions, May 10th. Starts at 09:00 am.
ID | Paper Title | Day | Time Slot | Type | Mode | CodRoom | Order |
---|---|---|---|---|---|---|---|
7 | EL USO DE LA GAMIFICACIÓN PARA MEJORAR EL BIENESTAR EMOCIONAL DE LOS DOCENTES EN FORMACIÓN INICIAL | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Online | B | 1 |
21 | TENDÊNCIAS DAS PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO NO CAMPO DAS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO EM PORTUGAL: UMA ANÁLISE CENTRADA NAS OPÇÕES METODOLÓGICAS DAS TESES DE DOUTORAMENTO REALIZADAS ENTRE 1997 E 2022 | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | B | 2 |
32 | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO PROFISSIONAL INTEGRANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Online | B | 3 |
35 | PERFIL DE COMPETÊNCIAS DO INSTRUCTIONAL DESIGNER: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Online | B | 4 |
104 | AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | B | 5 |
44 | PRÁTICAS FORMATIVAS NO CONTEXTO ERASMUS+VET | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | C | 1 |
27 | COMPETÊNCIAS DE LITERACIA NAS ESCOLAS: O PROGRAMA WEIWE(R)BE | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Online | C | 2 |
61 | AVALIAÇÃO DIGITAL DE COMPETÊNCIAS: DESAFIOS PARA A ADOÇÃO DE UMA NOVA CULTURA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | C | 3 |
55 | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: EMPREGANDO A MINERAÇÃO DE DADOS NA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO PROGRAMA PRONATEC | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | C | 4 |
79 | METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Online | C | 5 |
2 | EMENTAS ACESSÍVEIS PARA TODOS: INCLUSÃO SOCIAL E AUTONOMIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Online | D | 1 |
39 | RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) DE LITERATURA PRIMÁRIA NO APOIO À EDUCAÇÃO ABERTA EM BIOCIÊNCIAS PELO INSTITUTO CARLOS CHAGAS (FIOCRUZ — PR) | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | D | 2 |
30 | WIKIS, EDUCAÇÃO & INVESTIGAÇÃO: UM PERCURSO EM REDE RUMO À WIKILITERACIA | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Online | D | 3 |
102 | TRANSIÇÃO DIGITAL DAS ESCOLAS EM PORTUGAL: DESAFIOS AOS PROFESSORES E ÀS ESCOLAS | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | D | 4 |
48 | ENSINO DA ARTE, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS MODOS E AS INDICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EM UM CONTEXTO ESCOLAR | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Online | D | 5 |
47 | MÍDIA-EDUCAÇÃO E LETRAMENTO MIDIÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO JOGO COMENIUS POCKET | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | E | 1 |
59 | THERAPEUTIC SERIOUS GAMES FOR PATIENTS UNDER HAEMODIALYSIS TREATMENT | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | E | 2 |
68 | DESIGN DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: INDICADORES DE VIABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | E | 3 |
69 | O IMPACTO DO GEOGEBRA CLASSROOM NA ATITUDE DE ALUNOS DO 10.º ANO PERANTE A MATEMÁTICA | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | E | 4 |
24 | GAMIFICAÇÃO E JOGOS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: UMA REVISÃO DA LITERATURA | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Online | E | 5 |
84 | COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM CURSOS MOOC COM METODOLOGIAS COLABORATIVAS NO MOODLE | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | F | 1 |
97 | PESQUISA E FORMAÇÃO BASEADAS EM TECNOLOGIAS EM CENÁRIOS EMERGENTES DE EAD EM MOÇAMBIQUE: O CASO DO MOODLE | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | F | 2 |
66 | A E-RUBRICA COMO FERRAMENTA E INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | F | 3 |
57 | ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO DE UM PADDE | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Online | F | 4 |
53 | O CONTRIBUTO DO PROJETO INGLOROBÓTICA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DO 1.º ANO DE ESCOLARIDADE | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | H | 1 |
80 | CONEXÕES ONLIFE: QUANDO A EDUCAÇÃO MUSICAL, O CURRÍCULO OCULTO E AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC) CONVERGEM PARA UMA “SEGUNDA VIDA DOS CURRÍCULOS” | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Online | H | 2 |
31 | PERCEPCIÓN DEL ALUMNADO Y PROFESORADO DE EDUCACIÓN INFANTIL TRAS IMPLEMENTAR UNA NARRATIVA GAMIFICADA CON REALIDAD AUMENTADA | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Online | H | 3 |
50 | O CURRÍCULO E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA ESCOLAR | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Presencial (in situ) | H | 4 |
13 | OS USOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL EM LÍNGUA PORTUGUESA. | 10/MAY | 09:00 - 10:30 | Oral Com. | Online | H | 5 |
Sessão de Pósteres, dia 10 de maio. Início às 10:30.
Poster Session, May 10th. Starts at 10:30 am
ID | Paper Title | Day | Time Slot | Type | Mode | CodRoom | Order |
---|---|---|---|---|---|---|---|
17 | PRÁTICAS DE MELHORIA EDUCATIVA E TECNOLOGIA DIGITAL: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS | 10/MAY | 10:30 - 10:45 | Poster | Presencial (in situ) | P | P1 |
45 | CADERNO DIGITAL DE DESENHO DE AVES | 10/MAY | 10:30 - 10:45 | Poster | Presencial (in situ) | P | P2 |
52 | JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | 10/MAY | 10:30 - 10:45 | Poster | Presencial (in situ) | P | P3 |
89 | EDUTECH: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO CRIATIVO | 10/MAY | 10:30 - 10:45 | Poster | Presencial (in situ) | P | P4 |
101 | PERCEÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E INVESTIGADORES SOBRE O ENSINO À DISTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL, DA PROGRAMAÇÃO E DA ROBÓTICA NO CONTEXTO PRÉ-ESCOLAR | 10/MAY | 10:30 - 10:45 | Poster | Presencial (in situ) | P | P5 |
87 | TECNOLOGIA AO SERVIÇO DO ENSINO DA GEOGRAFIA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE PROJETO | 10/MAY | 10:30 - 10:45 | Poster | Online | W | COMP1 |
67 | RECURSOS DE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | 10/MAY | 10:30 - 10:45 | Poster | Online | W | COMP2 |
85 | PICT-EAD: UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA DE FORMAÇÃO PARA A PESQUISA E VIVÊNCIA EM PESQUISA | 10/MAY | 10:30 - 10:45 | Poster | Online | W | COMP3 |
95 | TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIA | 10/MAY | 10:30 - 10:45 | Poster | Online | W | COMP4 |
Código da Sala/Room code
A – Auditório Multimédia
H – Auditório Pequeno
As restantes salas de A a G situam-se no rés-do-chão do edifício 13 e estarão devidamente sinalizadas.
(The remaining rooms, A to G, are located on the first floor of building 13 and will be properly signposted.)
P – Placards
W – Via Web