
Sobre nós
O Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade do Minho (CCTIC-IEUM) está sedeado no Instituto de Educação, no campus de Gualtar, em Braga. O CCTIC-IEUM é o legatário natural do Centro de Competência Nónio Século XXI, criado em 1997 no quadro do projeto Nónio, um projeto multivalente de integração das TIC […]
Ler maisQuer uma razão para participar?
Damos-lhe 12! Doze razões para participar na Challenges 2021: Desafios do Digital. 1 - Se já participou nas outras 11, porque razão vai deixar de participar nesta? 2 - A Challenges é a mais importante conferência do género realizada em Portugal. 3 - A Comissão Científica da Challenges está nos cinco continentes. 4 - Todas as Challenges são diferentes, inovadoras, visionárias, Inesquecíveis. 5 - Sabe qual foi o tema da última Challenges? 6 - Na Challenges partilham saber e experiência Educadores, Professores, Formadores, Investigadores e outros stakeholders. 7 - Na Challenges faz-se networking como em mais nenhuma conferência em Portugal. 8 - A qualidade dos key speakers, dos oradores dos painéis e dos participantes é do mais alto nível. São experts, mas humanos. 9 - A Challenges é essencialmente organizada e concretizada por voluntários. 10 - A Challenges nasceu para ligar o mundo da investigação ao mundo da experiência educativa. E tem conseguido! 11 - A Challenges é a mais antiga conferência a preocupar-se com os desafios do digital na educação. 12 - Ainda não está convencido ou convencida, veja os números? Pergunte-nos coisas ...
ParticipeOradores
Programa
Atividades programadas para a Challenges 2021.Acolhimento
Preparativos para a sessão de abertura. Informações aos participantes e verificação de credenciais.
Abertura da Challenges 2021
Cerimónia de abertura solene da XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2021, com a participação de…
Conferência de Abertura, Opening Conference
Challenges of the Physical. Keynote: Jon Dron, Athabasca University, Canada. Abstract: What would our educational systems be like if they had started out digital? How would we view attempts to educate in a physical setting? What new problems would we have to solve? In this talk I hope to persuade you that our educational systems and […]
Painel: Infraestruturas e ambientes digitais
Com a moderação de João Correia de Freitas (Universidade Nova de Lisboa) e a participação de José Legatheaux Martins (Universidade Nova de Lisboa), João Minhota (Ministério da Educação) e Guiomar Silva (Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira)
Comunicações Paralelas I
Dia 2, segunda-feira, 13/9 Diversas salas de comunicações paralelas a decorrer via ZOOM
Comunicações Paralelas II
Dia 3, terça-feira, 14/9 Diversas salas de comunicações paralelas a decorrer via ZOOM. Consultar o Programa Diário
Painel: Currículo e processos de aprendizagem
Moderado por José Carlos Morgado (Universidade do Minho) e a participação de Helena Peralta (Universidade de Lisboa), Adelaide Franco (MindSet Plus) e Sofia Marques da Silva (Universidade do Porto).
Apresentação de Livros
Apresentação de livros inéditos ou recentemente publicados na área temática da conferência.
Simpósios & Comunicações
“Simpósio eTwinning” em simultâneo com sessões paralelas de comunicações orais. Consultar o Programa Diário
Painel: Avaliação
Moderado por Lúcia Amante (Universidade Aberta) e com a participação de José Reis Lagarto (Universidade Católica Portuguesa), Hélder Pais (Direção-Geral da Educação) e Fernanda Candeias (Direção-Geral da Educação)
Comunicações Paralelas III
Dia 4, quarta-feira, 15/9 Diversas salas de comunicações paralelas a decorrer via ZOOM. Consultar o Programa Diário
Conferência Final, Closing Conference
Creativity, curiosity and criticality: Teachers leading the way in digital play design for children Mona Sakr, Middlesex University, London, UK
Conclusão Challenges 2021
Sessão de conclusão e encerramento
Conferência online
A partir de Portugal, Canadá e Reino Unido
BragaAproveite para conhecer uma das mais jovens Universidades Públicas Portuguesas e também uma das mais reconhecidas. Visite Braga e desfrute de um património cultural que remonta ao período da ocupação romana da Península. Explore a natureza envolvente, as serranias do Gerês, por exemplo, as praias atlânticas, a gastronomia riquíssima e o Vinho Verde, único no Mundo. Venha conhecer o Minhoto e deslumbre-se com este povo feliz.
Organizadores

António José Osório

Maria João Gomes

Altina Ramos

Bento Duarte Silva

António Luís Valente

Ana Paula Alves

Teresa Lacerda

António Pereira

Ana Francisca Monteiro
Desafios Mais Recentes
2019: Desafios da Inteligência Artificial
![]() | ||
Helder Coelho, Universidade de Lisboa, Portugal |
Challenges 2019
2019: Desafios da Inteligência Artificial
![]() | ||
Matthew Montebello, University of Malta |
Challenges 2019
2019: Desafios da Inteligência Artificial
![]() | ||
Bennedict Du Boulay, University of Sussex, UK |
Challenges 2019
2019: Desafios da Inteligência Artificial
![]() | ||
Scott Bolland, University of Queensland, Australia |
Challenges 2019
2017: Learning in the clouds, Aprender nas nuvens
![]() | ||
Miles Berry, University of Roehampton, UK |
Challenges 2017
2015: Meio Século de TIC em Portugal
![]() | ||
Emma Bond, University Campus Suffolk, UK |
Challenges 2015
2015: Meio Século de TIC em Portugal
![]() | ||
Andy Goodwyn Univeristy of Reading, UK |
Challenges 2015
2015: Meio século de TIC em Portugal
![]() | ||
António Dias de Figueiredo, Universidade de Coimbra, Portugal |
Challenges 2015
2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar
![]() | ||
Oscar Valiente, University of Glasgow, UK |