Car@s Colegas

O projeto KML II recebeu esta semana os 125 robôs que, no âmbito da parceria com a Clementoni, chegarão a jardins de infância e escolas de 1º ciclo de vários pontos do país. Esta sessão marca ainda o início da fase de investigação, que levará a estas salas do pré-escolar e do 1º ciclo atividades de pensamento computacional, programação e robótica.

A sessão de encerramento da formação “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica” teve lugar ontem, na Universidade de Aveiro.

Em Aveiro, o grupo de 17 formandos concluiu a formação e 3 foram seleccionados para a fase de investigação (1 Educadora de Infância e 2 Professores do 1ºCEB).

A Educadora recebeu 2 Robô COKO e 2 Robôs DOC. As Professoras do 1º CEB receberam 2 Robôs DOC, 1 Robô MIND Designer, 1 Robô Maker Junior (Strat) e 1 Robô Cyber Talk.

Agradecemos à CLEMENTONI Portugal e CLEMENTONI Itália todo o apoio ao projeto de investigação KML II e esperamos que os resultados desta investigação resultem em grandes aprendizagens para Crianças e Profissionais de Educação.

Agradecemos, igualmente, o apoio da Universidade de Aveiro e todo o trabalho desenvolvido pelos Professores Maria João Loureiro e Ricardo Pinto.

A formação “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica” teve a duração de 4 meses, num total de 50 horas acreditadas pelo Conselho Científico de Formação Contínua e conta com a participação de colegas de todas as instituições de Ensino Superior e Ensino Secundário que participam no projeto KML II (Universidade de Évora, Universidade Aberta, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, ESE de Bragança, ESE de Setúbal, ESE de Viseu, Agrupamento de Escolas de Mira e Universidade do Minho – Grupo Coordenador).

Muito Obrigada a todos pela vossa participação!

O projeto “Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal” é cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto com a referência PTDC/CED-EDG/28710/2017.

#KMLII
#FormaçãoKMLII
#GrupoCoordenador; #ERTE-DGE; #CCTIC-UMinho

#CLEMENTONI #Scratch #ScratchJr