Car@s colegas

“Conhecer e programar com ScratchJr” foi o tema da quinta sessão da formação acreditada “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica”, realizada ontem, dia 17 de julho de 2019, no âmbito do Projeto KML II. Neste encontro presencial, os formandos ficaram a conhecer como funciona e quais as potencialidades pedagógicas do ScratchJr (scratchjr.org), uma aplicação/linguagem de programação de iniciação criada para crianças desde os 5 anos. Entre as atividades realizadas estiveram a exploração da app através de cartões de atividades, a criação de histórias colaborativas, a partilha de experiências educativas realizadas com ScratchJr e debate sobre a utilização pedagógica desta aplicação.

O ScratchJr é uma aplicação gratuita para tablets iPad e Android que permite criar histórias, jogos interativos ou outras projetos. Através de blocos de programação gráficos que se encaixam uns nos outros, a app permite fazer personagens andar, saltar, dançar e cantar. Permite ainda modificar as personagens ou cenários no editor de pintura, adicionar vozes ou sons e inserir fotografias. Em Portugal, a comunidade “ScratchJr em Portugal” (www.facebook.com/groups/493182874477115/) reúne utilizadores desta app em contexto educativo e familiar, promovendo a partilha de experiências, eventos e ideias sobre a sua aplicabilidade educativa.

A formação “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica” terá uma duração de 4 meses, num total de 50 horas acreditadas pelo Conselho Científico de Formação Contínua e conta com a participação de colegas de todas as instituições de Ensino Superior e Ensino Secundário que participam no projeto KML II (Universidade de Évora, Universidade Aberta, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, ESE de Bragança, ESE de Setúbal, ESE de Viseu, Agrupamento de Escolas de Mira e Universidade do Minho – Grupo Coordenador).

Muito Obrigada a todos pela vossa participação!

O projeto “Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal” é cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto com a referência PTDC/CED-EDG/28710/2017.

#KMLII
#FormaçãoKMLII
#GrupoCoordenador; #UÉvora; #UMinho; #UAberta; #ULisboa; #UAlgarve; #UAveiro; #ESESetúbal; #ESEBragança; #ESEViseu