Car@s Colegas

Realizou-se, no dia 26 de setembro de 2019, a 9ª e penúltima sessão da formação “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica”. Tendo como tema ‘outras linguagens de programação’, este encontro reuniu online cerca de 70 formandos, contando com apresentações do Dr. Luís Valente, do Centro de Competência TIC da Universidade do Minho (CCTIC-UMinho) e membro do KML II, e do Dr. António Silva, da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção Geral da Educação (ERTE-DGE) e consultor deste projeto.

Luís Valente apresentou alguns recursos e linguagens de programação disponíveis online, tais como Online Logo e as aplicações Lightbot Jr, SpriteBox. “Programar é processar as nossas ideias poderosas”, sintetizou, trazendo para o debate a perspetiva de Seymour Papert, pioneiro na área da tecnologia para a educação. É importante conhecer outras linguagens de programação, de forma a desenvolver a nossa capacidade de aceitação ou integração de novidades tecnológicas, defendeu ainda Luís Valente.

Atentando em particular ao 1º ciclo, o Dr. António Silva relembrou as iniciativas públicas que têm trazido a programação e a robótica às salas de aula, desde a iniciativa ‘Programação no 1º ciclo’, à ‘Probótica’ e, mais recentemente, ao foco nas competências digitais. Sustentando que “a tecnologia é uma parte, não o foco”, o membro da ERTE-DGE realçou a importância de capacitar os professores, bem como promover o envolvimento dos alunos. António Silva defendeu ainda a integração curricular das tecnologias, de forma transversal às diferentes áreas de conhecimento.

A formação “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica” terá uma duração de 4 meses, num total de 50 horas acreditadas pelo Conselho Científico de Formação Contínua e conta com a participação de colegas de todas as instituições de Ensino Superior e Ensino Secundário que participam no projeto KML II (Universidade de Évora, Universidade Aberta, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, ESE de Bragança, ESE de Setúbal, ESE de Viseu, Agrupamento de Escolas de Mira e Universidade do Minho – Grupo Coordenador).

Muito Obrigada a todos pela vossa participação!

#KMLII
#FormaçãoKMLII