Car@s Colegas

A formação “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica”, em curso no âmbito do projeto KML II, realizou no passado dia 18 de setembro a sua 8ª sessão. Dedicado à programação com Scratch (https://scratch.mit.edu), este encontro reuniu online cerca de 70 formandos, tendo sido orientado pelos professores Miguel Figueiredo e João Torres, da Escola Superior de Educação de Setúbal (ESE/IPS), parceira neste projeto.

Miguel Figueiredo apresentou alguns projetos através dos quais a ESE/IPS tem levado o Scratch a escolas do ensino básico um pouco por todo o país, designadamente o EduScratch (http://eduscratch.dge.mec.pt/) e o programa GEN10S Portugal (http://genios.org.pt/). Numa demonstração em tempo real, João Torres apresentou as potencialidades pedagógicas da utilização do Scratch, em particular para o 1º ciclo. “O Scratch pode ir até onde o quisermos levar” e pretende, acima de tudo, ser uma comunidade de partilha e aprendizagem, destacou. Este é ainda um excelente ambiente para trabalhar com as crianças questões de cidadania digital, assinalou.

A formação “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica” terá uma duração de 4 meses, num total de 50 horas acreditadas pelo Conselho Científico de Formação Contínua e conta com a participação de colegas de todas as instituições de Ensino Superior e Ensino Secundário que participam no projeto KML II (Universidade de Évora, Universidade Aberta, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, ESE de Bragança, ESE de Setúbal, ESE de Viseu, Agrupamento de Escolas de Mira e Universidade do Minho – Grupo Coordenador).

Muito Obrigada a todos pela vossa participação!

#KMLII
#FormaçãoKMLII
#GrupoCoordenador; #ESESetúbal

One thought on “8ª Sessão de Formação KML II – Videoconferência sobre Scratch”

1. Mais uma vez, adorei a apresentação do professor João Torres.
    Estou super ansiosa por começar as atividades com os meus alunos de 2º ano.
    De facto, a ingenuidade e a simplicidade das crianças permitem-lhes construir histórias mais facilmente do que aos adultos (por mim falo!) pois esta nova geração parece ter nascido já informatizada.
    Há dois anos tive uma turma de 4º ano de escolaridade. Semanalmente íamos para a sala TIC onde uma colega de informática os sensibilizou para o Scratch.
    Rapidamente os miúdos puseram o tubarão a nadar de um lado para o outro, a abrir e fechar a boca para comer os peixinhos.