Car@s colegas

No passado sábado, dia 11 de janeiro, tivemos o prazer de acolher, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, os mais de 60 participantes que se deslocaram a Braga para o “Seminário Tecnologias e Aprendizagem de Programação para Pré-Escolar e 1.º CEB”. Este evento marcou o encerramento da formação acreditada “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica”, contando com a presença de educadores e professores oriundos de vários pontos do país, desde o Algarve a Bragança. Além dos formandos, formadores e colaboradores do projeto, o encontro foi também aberto a educadores, professores e estudantes de mestrado e doutoramento externos.

Da parte da manhã realizou-se uma sessão plenária, que teve como palestrante o Professor João Piedade, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Numa comunicação intitulada ‘Code2Learn: Pensamento Computacional, Programação e Robótica na Educação Básica’, João Piedade apresentou uma grande variedade de práticas e recursos para a aprendizagem da programação. Não deixou, contudo, de sublinhar a importância de serem criadas condições para que a criatividade das crianças não deixa de se desenvolver, sobretudo após a educação pré-escolar. A sessão plenária incluiu ainda um momento de debate, moderado pelo Professor Luís Valente, do Centro de Competência TIC (CCTIC) da Universidade do Minho. Entre outras ideias, abordou-se a necessidade de formação nestas áreas sentida pelos educadores e professores e a centralidade da dimensão pedagógica, por oposição à diversidade de recursos.

A tarde foi preenchida com duas rondas de workshops, orientados por investigadores do projeto KML II. Cada participante teve assim oportunidade para frequentar dois dos cinco workshops disponíveis: 1 – Pensamento Computacional, orientado por Gonçalo Espadeiro, do CCTIC da Universidade de Évora; 2 – ScratchJr, pela investigadora responsável do projeto KML II, Maribel Miranda-Pinto; 3 – Scratch, por Miguel Figueiredo e João Torres, do CCTIC do Instituto Politécnico de Setúbal; 4 – Robótica educativa para pré-escolar, por Marlene Fernandes, educadora do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades; 5 – Robótica educativa para o 1º CEB, por Ricardo Pinto, professor de informática no Agrupamento de Escolas de Mira.

Agradecemos a tod@s os que contribuíram para que este se fosse um dia de muitas partilhas, aprendizagens e reflexões sobre Pensamento Computacional, Programação e Robótica educativa, no âmbito deste projeto.

#KMLII
#InvestigaçãoKMLII
#GrupoCoordenador; #UMinho

#Parceiros; #UÉvora; #UAberta; #ULisboa; #UAlgarve; #UAveiro; #ESESetúbal; #ESEBragança; #ESEViseu; #Clementoni