Estimados Colegas
O projeto KML II voltou ontem, dia 10 de julho de 2019, a reunir em videoconferência quase uma centena de pessoas, formandos e formadores que, em vários pontos do país, participam na oficina “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica”. Neste encontro, dedicado à robótica educativa, os participantes ficaram a conhecer diversos projetos de aprendizagem com robôs, realizados em jardins de infância e salas de 1º ciclo.
A sessão teve início com a apresentação de atividades realizadas no âmbito do Kids Media Lab, projeto de investigação que a investigadora Maribel Miranda dedica ao pré-escolar.
Ainda no âmbito do Kids Media Lab, a educadora Marlene Fernandes deu a conhecer uma intervenção designada ‘À descoberta do mundo com o meu robô’, implementada no jardim de infância de Arcozelo das Mais, em Oliveira de Frades, com crianças entre os 3 e os 5 anos
Seguiu-se uma mostra de trabalhos realizados por futuros professores, alunos de cursos de Educação Básica, preparada pela Professora Rosário Rodrigues, da ESE de Setúbal.
‘Miúdos, Graúdos e Robots’ foi o projeto apresentado pela Professora de Informática Paula Abrantes, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Este juntou alunos do 1º ciclo e do ensino secundário com o objetivo comum de construir robôs e, com eles, fazer histórias e uma peça de teatro.
Entre outros exemplos de práticas desenvolvidas no âmbito da iniciativa “Programação e Robótica no Ensino Básico”, promovida pela Direção-Geral da Educação (DGE) Ricardo Pinto, professor de Informática no Agrupamento de Escolas de Mira, apresentou a atividade ‘Aprender algoritmia com os 3 porquinhos’.
Em paralelo a estas intervenções, todos os participantes tiveram a oportunidade de partilhar comentários e dúvidas através do chat, interagindo assim diretamente com os colegas e formadores envolvidos em todo o país. A sessão terminou com um tempo de debate, em que os formandos foram convidados a participar de viva voz.
A formação “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica” terá uma duração de 4 meses, num total de 50 horas acreditadas pelo Conselho Científico de Formação Contínua e conta com a participação de colegas de todas as instituições de Ensino Superior e Ensino Secundário que participam no projeto KML II (Universidade de Évora, Universidade Aberta, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, ESE de Bragança, ESE de Setúbal, ESE de Viseu, Agrupamento de Escolas de Mira e Universidade do Minho – Grupo Coordenador).
Muito Obrigada a todos pela vossa participação!
Pelo Grupo Coordenador
KML II – Maribel Santos Miranda Pinto
Investigadora Responsável
Instituto de Educação
Universidade do Minho
kml2@ie.uminho.pt
Telm. 912 299 725
O projeto “Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal” é cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto com a referência PTDC/CED-EDG/28710/2017.
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Boa tarde
Como posso receber ou ver com detalhes cada trabalho desses que foi apresentado?
Tudo muito interessante, mas só com as fotos perco muitos detalhes.
Grata
Maria Christina
Formação espetacular! Interessante!
Cada vez, tenho mais a certeza que este é o caminho: a partilha, a entrega, a entreajuda, a motivação de todos para um a evolução partilhada do conhecimento.
Gostei em particular da apresentação da história dos três porquinhos, ou não fosse eu professora de 1º Ciclo! Embora tenha gostado de todas e tenha aprendido bastante.
Na minha escola temos a “Programação e Robótica no Ensino Básico”, promovida pela Direção-Geral da Educação, mas já é hora de termos uns robôs e trabalharmos em parceria com todos os Ciclos de ensino …
Esta formação está- me a ajudar a ver o conhecimento de outra forma, a pensar fora da caixa…
Bem Hajam!