Home

Bem-vindos à Challenges 25 anos.

A décima terceira edição da conferência internacional de tecnologias de informação e comunicação na educação está aí para nos possibilitar a descoberta dos lugares digitais da vida online e onlive (onlife) e dos caminhos que a esse lugares nos podem conduzir. Cabe a cada um de nós traçar o seu percurso, fazer as suas opções, experimentar os seus ideários e participar. Apresente uma proposta de comunicação!

Sobre o conceito “ONLIFE”

Challenges 25 anos: Espaços e Caminhos OnLife

A Challenges é uma conferência que, desde 1999, dinamiza a troca de experiências e saberes nas diversas vertentes envolvidas na integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, reunindo docentes e investigadores interessados no processo formativo e educativo de todos os setores.

Através das suas várias edições, com periodicidade bianual, a Challenges tem proporcionado a troca de ideias e abordagens sobre todos os aspetos das TIC na Educação, tendo já havido a oportunidade de rever, em 2015, meio século de TIC em Portugal e, uma década atrás, em 2013, o aprender a qualquer hora e em qualquer lugar; a Challenges também já se debruçou sobre a aprendizagem (in)formal na Web social (2009) e analisou perspetivas de inovação (2011), sempre promovendo o estudo e a reflexão sobre o estado da arte bem como esboçando e propondo perspetivas e direções futuras, assegurando a partilha e disseminação de ideias, processos, recursos e instrumentos com potencial para melhor se aprender e educar.

A 13.ª edição da Challenges realiza-se excecionalmente em 2024 para assinalar os 25 anos de Challenges, podendo dizer-se que será uma conferência ímpar em ano par. Depois de ter analisado, já em 2019, os desafios da Inteligência Artificial e de, em plena crise pandémica, se ter refletido sobre os desafios do digital (2021), a Challenges 25 anos (em maio de 2024) vai debruçar-se sobre os “Espaços e Caminhos OnLife”.

A organização da Challenges 25 anos, assegurada conjuntamente pelo CCTIC IE UMinho e pela EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa, educadores, professores, formadores, investigadores (juniores e seniores) e todos quantos se interessem pelo estudo das TIC na Educação a propor trabalhos abordando pesquisas originais e resultados de experiências em todos os tópicos e subcampos das TIC na Educação, nos seguintes moldes/termos:

Eixo I – Tecnologias, aplicações e sistemas emergentes

Este eixo reúne os contributos que visam discutir a inovação no domínio das tecnologias digitais, as suas múltiplas vertentes e dimensões e na sua articulação no horizonte de desenvolvimento das dimensões formal, informal e não-formal do ensino, da formação e da aprendizagem. Dá especial cobertura aos espaços, infraestruturas e processos de ensino e aprendizagem, às tecnologias, aplicações e sistemas que emergem do avanço tecnológico e da inovação científico-pedagógica.

Axis I – Emerging technologies, applications and systems

This axis brings together contributions that aim to discuss innovation in the field of digital technologies, its multiple aspects and dimensions and its articulation from the perspective of the development of the formal, informal and non-formal dimensions of teaching, training and learning. It gives special consideration to teaching and learning spaces, infrastructures and processes, technologies, applications and systems that emerge from technological advancement and scientific-pedagogical innovation.

Eixo II – Recursos, práticas, currículo e políticas

Este eixo integra abordagens da problemática da inovação curricular e pedagógica articulada com as tecnologias digitais no sentido do desenvolvimento do currículo e dos programas e planos de estudos nos diferentes contextos e ambientes de ensino e de aprendizagem. Abrange as aprendizagens ao longo da vida, as aprendizagens ubíquas e móveis, bem como os ambientes e espaços flexíveis de aprendizagem que buscam adequação e eficácia na preparação de competências para o presente e para o futuro.

Axis II – Resources, practices, curriculum and policies

This axis integrates approaches to curricular and pedagogical innovation issues articulated with digital technologies enabling the development of the curriculae and of programs and study plans in different teaching and learning contexts and environments. It covers lifelong learning, ubiquitous and mobile learning, as well as flexible learning spaces and platforms and that seek balance, adaptation and effectiveness in allowing skills for the present and the future.

Eixo III – Ética, gestão e governança, financiamento, avaliação e investigação

Este eixo inclui as diferentes e variadas dimensões do controlo e avaliação dos processos de integração das TIC na educação. Integra aspetos relacionados com a usabilidade, a fiabilidade, a credibilidade, a eficiência, a eficácia e a qualidade de sistemas, recursos, ferramentas, materiais e processos de aprendizagem em ambientes virtuais ou híbridos, digitais ou OnLife.

Axis III – Ethics, management and governance, financing, evaluation and research

This axis includes the different and varied dimensions of control and evaluation of ICT integration processes in education. Integrates aspects related to usability, reliability, credibility, efficiency, effectiveness and quality of systems, resources, tools, materials and learning processes in virtual or hybrid, digital or OnLife environments.

NEWSLETTER CHALLENGES
Subscreva a newsletter e mantenha-se a par de tudo.