Caros Colegas,

No âmbito do Projeto KML2 – Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal , cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (referência PTDC/CED-EDG/28710/2017), para o triénio 2018-2021, irá realizar-se uma Sessão de Formação com a Professora Marina Bers (University of Tufts – Estados Unidos da América)

Título: “Computational Thinking and Coding in Early Childhood Education”

Resumo: Marina Umaschi Bers é professora e presidente do Departamento de Estudos da Criança e Desenvolvimento Humano da Eliot-Pearson e professora adjunta do Departamento de Ciência da Computação da Tufts University, onde lidera o grupo de pesquisa Interdisciplinary Developmental Technologies (DevTech). Ela também desenvolveu e atua como diretora do programa de certificação de pós-graduação em Tecnologia da Primeira Infância na Universidade Tufts. Sua pesquisa envolve o projeto e estudo de tecnologias de aprendizado inovadoras para promover o desenvolvimento positivo das crianças, mais especificamente na primeira infância. Ela co-projetou a linguagem de programação ScratchJr e desenvolveu o kit robô KIBO para crianças de 4 a 7 anos, que pode ser programado com blocos  sem usar teclados. Marina recebeu um mestrado da Universidade de Boston e um mestrado e doutorado do MIT Media Laboratory, trabalhando com Seymour Papert. A filosofia, a abordagem pedagógica e teórica de Marina podem ser encontradas em seu último livro “Coding as Playground: Programming and Computational Thinking in the Early Childhood Classroom” (Routledge, 2018).

Biografia: Marina Umaschi é uma professora e presidente do Departamento de Estudos da Criança e Desenvolvimento da Universidade de Tufts, onde liderou o grupo de pesquisa Tecnologias de Desenvolvimento Interdisciplinar (DevTech). Ela também desenvolveu e foi diretora do programa de certificação de pós-graduação em Tecnologia da Primeira Infância na Universidade Tufts. A sua pesquisa envolve o projeto e o estudo de tecnologias de aprendizagem inovadoras para promover o desenvolvimento de novas tecnologias de expressão. Ela co-projetou uma linguagem de programação ScratchJr e avançada o kit robô KIBO para crianças de 4 a 7 anos, que pode ser programado com blocos sem uso de teclados. Marina recebeu um mestrado da Universidade de Bostone um mestrado e doutorado do MIT Media Laboratory, trabalhando com Seymour Papert. “Coding as Playground: Programming and Computational Thinking in the Early Childhood Classroom” (Routledge, 2018).

A formação decorre para um grupo restrito de 20 participantes, sendo que o registo e aceitação na formação é por ordem de inscrição e pagamento.

A formação realiza-se no dia 16 de Maio de 2019 das 10h às 13h, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga – Portugal). O custo da formação são 100€ por participante.

A inscrição é através do link: https://goo.gl/forms/Vq5BM5vw1xdG26qz1

O comprovativo da transferência de pagamento deve ser enviado para o email: kml2@ie.uminho.pt para validação da inscrição. A fatura será entregue no 1º dia da formação. As vagas são limitadas e são validadas após pagamento e envio do respetivo comprovativo.

Dados para pagamento:

Caixa Geral de Depósitos

ArcaComum Associação – Universidade do Minho

IBANPT: 50 0035 2004 00036337930 87

Para qualquer assunto relacionado com a participação no projeto, pode enviar email para kml2@ie.uminho.pt

Muito Obrigada!

Maribel Miranda

(Investigador Responsável – Universidade do Minho)

António Osório

(Co-Investigador Responsável – Universidade do Minho)