Caros Colegas,

Este ano a CLEMENTONI traz novos robôs educativos para Portugal e vão ser “testados” no nosso projeto de investigação KML2. É com grande satisfação que recemos da CLEMENTONI Itália 2 exemplares, ainda em italiano, dos próximos robôs a serem vendidos em Portugal a partir de Setembro de 2019.

Estamos a falar do Robô COKO destinado ao Pré-escolar, para crianças a partir dos 3 anos. Este robô direcional faz parte da gama Coding Lab da CLEMENTONI e prevê que crianças com 3 anos, antes de utilizarem o Robô DOC, possam experimentar pequenos desafios de programação direcional. Desta vez os mapas ficam de fora e a imaginação não tem limites para a construção de cenários diversificados e que esperamos sejam muito criativos!

O Robô COKO é um simpático Crocodilo no qual se pode programar percursos, com grande autonomia de movimentos no espaço, características interessantes para as crianças mais pequenas, que começam a desenvolver as suas primeiras noções de orientação espacial. Este robô, para além dos desafios que já traz como propostas de atividades, vai permitir construir cenários de programação aproveitando a riqueza do trabalho que já se desenvolve na Educação Pré-escolar.

Iremos também testar e integrar na nossa investigação o Robô Maker Junior, indicado para crianças do 1º Ciclo de Ensino Básico, a partir dos 8 anos de idade. Este robô é um excelente recurso educativo que permite, para além da montagem, aprender a programar através de uma aplicação.

robô Maker Junior integra a linha de produtos Coding Lab da CLEMENTONI e pode ser utilizado após a aprendizagem da programação direcional com o Robô DOC e MIND Designer. Prevemos que este Robô Maker Junior seja utilizado na nossa investigação, numa fase final do 1º Ciclo de Ensino Básico (4º ano).

Neste momento vamos aproveitar estes dois novos recursos para testar em Jardins de Infância, Escolas do 1ºCEB, Workshops, Formação e Conferências em que o Kids Media Lab e KML2 vão participar, de forma a testar e explorar as diversas potencialidades destes recursos educativos.

Os nossos kits para o desenvolvimento do projeto KML2 vão integrar deste modo, os seguintes robôs: COKO, DOC, MIND Designer, Maker Junior e ainda mais uma novidade que ainda não testamos.  Esperamos deste modo explorar diversas formas de programação durante a nossa investigação e integradas nos currículos da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo de Ensino Básico.

Muito Obrigada CLEMENTONI Portugal e Itália pela oportunidade de conhecer e utilizar os vossos recursos educativos no âmbito da nossa investigação!

Até breve!

Pelo grupo coordenador,