Caros Colegas,

No passado dia 15 de Maio, às 18h, na sala de Atos do Instituto de Educação da Universidade do Minho, o grupo Coordenador, Parceiros, Consultores e entidades que apoiam o projeto reuniram presencialmente. A reunião encerrou às 21h e com a certeza que foi constituído um grande grupo de investigadores  com vasta experiência e motivação para a concretização do projeto KML II.

– Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal

O objectivo desta reunião alargada foi apresentar as linhas gerais do funcionamento do projeto e refletir acerca da implementação do mesmo a nível nacional. Durante o decorrer da reunião constituíram-se grupos de trabalho para o desenvolvimento de tarefas partilhadas. Foram muitas as sugestões e dinâmicas de trabalho apresentadas, por um grupo de investigadores especialistas e reconhecidos na área do pensamento computacional, programação e robótica educativa.

Neste momento estamos a finalizar a preparação da formação, que irá ter início no dia 12 de Junho de 2019, a nível nacional. Todo o trabalho desenvolvido vai ser documentado na nossa página web.

Para finalizar a reunião contamos com a presença de representantes da empresa Clementoni Portugal e Itália, que apoia o projeto com recursos educativos (kits  de robôs), para os laboratórios móveis a serem distribuídos para as instituições de ensino superior e as escolas que participam no projeto.

Agradecemos a todos os participantes desta reunião, investigadores da Universidade de Évora, Universidade Aberta, Universidade de Lisboa, ESE de Setúbal, ESE de Bragança, ESE de Viseu, Universidade de Aveiro, Universidade do Algarve e grupo coordenador da Universidade do Minho, pela presença e motivação para o desenvolvimento do projeto!

Agradecemos a presença da consultora Professora Marina Bers da Tufts University (EUA), do consultor António Silva da DGE/ERTE, do consultor Ricardo Pinto do Agrupamento de Escolas de Mira e dos representantes da Clementoni Portugal e Itália.

Muito obrigada a todos!

Pelo grupo coordenador,

Maribel Miranda Pinto

Página Web: https://www.nonio.uminho.pt/kml2

Rede Social: https://www.facebook.com/KML2PrePri

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *