Caros Colegas,

No âmbito do  projeto KML II – “Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal” a Professora Marina Bers da Tufts University (Boston-EUA) dinamizou a formação  “Computational Thinking and Coding in Early Childhood Education” para um grupo de 25 participantes.
A Professora Marina Bers é a co-criadora do ScratchJr com o Professor M. Resnick e do Robô KIBO e consultora no nosso projeto KML II durante este triénio 2018-2021.

A formação de 3 horas foi dirigida a todos os investigadores de todas as instituições de ensino superior que integram  o projeto KML II e alguns participantes que se inscreveram na formação.

Esta formação decorreu num ambiente de grande envolvimento por parte de todos os participantes. Foi sem dúvida um momento de grande inspiração para todo o grupo e com grandes aprendizagens.

Muito obrigada a todos pela presença!

Pelo grupo coordenador,

KML2 – Maribel Santos Miranda Pinto
Investigadora Responsável
Instituto de Educação
Universidade do Minho

Biografia:
Marina Umaschi é uma professora e presidente do Departamento de Estudos da Criança e Desenvolvimento da Universidade de Tufts, onde liderou o grupo de pesquisa Tecnologias de Desenvolvimento Interdisciplinar (DevTech). Ela também desenvolveu e foi diretora do programa de certificação de pós-graduação em Tecnologia da Primeira Infância na Universidade Tufts. A sua pesquisa envolve o projeto e o estudo de tecnologias de aprendizagem inovadoras para promover o desenvolvimento de novas tecnologias de expressão. Ela co-projetou uma linguagem de programação ScratchJr e avançada o kit robô KIBO para crianças de 4 a 7 anos, que pode ser programado com blocos sem uso de teclados. Marina recebeu um mestrado da Universidade de Boston e um mestrado e doutorado do MIT Media Laboratory, trabalhando com Seymour Papert. “Coding as Playground: Programming and Computational Thinking in the Early Childhood Classroom” (Routledge, 2018).