Estimados Colegas,

Hoje (5fª dia 30 de Maio de 2019) realizámos a 2ª reunião de preparação da formação de Educadores e Professores, intitulada: “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica”, que vai decorrer no âmbito do Projeto KML 2 – https://www.nonio.uminho.pt/kml2 e que tem início previsto no dia 12 de Junho de 2019, a nível nacional.

A reunião contou com a participação de colegas todas as instituições de Ensino Superior e Ensino Secundário que participam no projeto (Universidade de Évora, Universidade Aberta, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, ESE de Bragança, ESE de Setúbal, ESE de Viseu, Agrupamento de Escolas de Mira e Universidade do Minho – Grupo Coordenador). A sessão online que decorreu através da plataforma ZOOM com um total de 18 participantes, de um grupo de 25 investigadores.

Nesta reunião foram refletidos os conteúdos da formação a ser implementada e que vai ter a duração de 4 meses, num total de 50 horas acreditadas pelo Conselho Científico de Formação Contínua. As sessões presenciais vão decorrer em cada uma das instituições participantes no projeto e com a liderança dos Professores Responsáveis em cada uma das instituições, a nível nacional. A formação conta, igualmente com sessões de videoconferência na plataforma ZOOM e sessões de trabalho autónomo.

Acreditamos que o trabalho que temos vindo a desenvolver neste grande grupo (https://www.nonio.uminho.pt/kml2/parcerias) irá permitir concretizar os objetivos de investigação previstos no projeto. A motivação deste grupo de investigadores é sem dúvida muito importante para a concretização da investigação e construção conjunta de um referencial de integração das tecnologia, da programação e da robótica no pré-escolar e 1ºCEB.

Muito Obrigada a todos pela vossa participação!

Pelo grupo coordenador,

KML2 – Maribel Santos Miranda Pinto
Investigadora Responsável
Instituto de Educação
Universidade do Minho
kml2@ie.uminho.pt
Telm. 912 299 725

O projeto “Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal” é cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto com a referência PTDC/CED-EDG/28710/2017.

One thought on “Reunião Preparação Formação KML 2”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *