Estimados Colegas,

Ontem (dia 12 de junho de 2019) teve início a formação “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica”, que decorre no âmbito do Projeto KMLII – https://www.nonio.uminho.pt/kml2. Foram cerca de 120 formandos, reunidos em sete cidades: Bragança, Braga, Aveiro, Viseu, Évora, Setúbal, Lisboa. E hoje dia 14 de junho, teve início a formação do grupo de Faro.

Nesta primeira sessão, realizada em regime presencial, os formandos ficaram a conhecer melhor o projeto KMLII, bem como o plano da formação. Este encontro teve ainda como objetivos apresentar e explorar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que serve de suporte à componente de aprendizagem a distância, bem como iniciar uma reflexão sobre o conceito de pensamento computacional e a sua integração no currículo do Pré-Escolar e do Ensino Básico.

O arranque da formação fica ainda marcado pela ampla diversidade de atividades de pensamento computacional sem tecnologias que os participantes tiveram oportunidade de experimentar. Entre atividades de orientação espacial, origami, construção de pirâmides com copos, jogos como o Cody Roby, Robô Manda, Robot Turtles.

Esta formação, que vai ter a duração de 4 meses, num total de 50 horas acreditadas pelo Conselho Científico de Formação Contínua, conta com a participação de colegas de todas as instituições de Ensino Superior e Ensino Secundário que participam no projeto (Universidade de Évora, Universidade Aberta, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, ESE de Bragança, ESE de Setúbal, ESE de Viseu, Agrupamento de Escolas de Mira e Universidade do Minho – Grupo Coordenador).

Muito Obrigada a todos pela vossa participação!

Pelo Grupo Coordenador

KML II – Maribel Santos Miranda Pinto
Investigadora Responsável
Instituto de Educação