Estimados Colegas,

Ontem, dia 19 de junho de 2019, realizamos a 2ª sessão da formação de educadores de infância e professores do 1º ciclo “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica”, que decorre no âmbito do Projeto KML II. Este foi um encontro especial, já que teve a particularidade de reunir online, em simultâneo, mais de 90 pessoas, entre formandos e formadores.

Através da plataforma ZOOM, os formandos assistiram, em direto, a uma apresentação sobre o conceito de pensamento computacional e a uma demonstração de recursos para o desenvolvimento das competências a ele associadas. Estas apresentações foram conduzidas pelos Professores José Luís Ramos e Rui Gonçalo Espadeiro, membros da equipa parceira da Universidade de Évora. Em paralelo a estas intervenções, todos os participantes tiveram a oportunidade de partilhar comentários e dúvidas, através do chat, interagindo assim diretamente com os colegas e formadores envolvidos em todo o país.

Já na reta final da sessão, foram apresentadas as atividades práticas de pensamento computacional sem tecnologia, a realizar pelos formandos como componente de avaliação. A sessão terminou com um tempo de debate, em que foi dada voz aos formandos e foram respondidas algumas das questões colocadas.

Recordamos que esta formação, que vai ter a duração de 4 meses, num total de 50 horas acreditadas pelo Conselho Científico de Formação Contínua, conta com a participação de colegas de todas as instituições de Ensino Superior e Ensino Secundário que participam no projeto (Universidade de Évora, Universidade Aberta, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, ESE de Bragança, ESE de Setúbal, ESE de Viseu, Agrupamento de Escolas de Mira e Universidade do Minho – Grupo Coordenador).

Muito Obrigada a todos pela vossa participação!

Pelo Grupo Coordenador

KML II – Maribel Santos Miranda Pinto
Investigadora Responsável
Instituto de Educação
Universidade do Minho
kml2@ie.uminho.pt
Telm. 912 299 725

#FormaçãoKMLII
#GrupoCoordenador; #UÉvora; #UMinho; #UAberta; #ULisboa; #UAlgarve; #UAveiro; #ESESetúbal; #ESEBragança; #ESEViseu

2 thoughts on “2ª Sessão de Formação KML II – Videoconferência a nível nacional”

1. Excelente apresentação!!
    Gostei especialmente da intervenção dos professores José Luís Ramos e Rui Gonçalo Espadeiro. Sem contudo, desmerecer a nossa criadora do projeto Maribel Santos Miranda Pinto.
    Boa formação para todos e todas.