Car@s colegas

A formação acreditada “Pensamento computacional, programação e robótica na educação básica”, realizada no âmbito do Projeto KMLII, teve ontem a sua terceira sessão. Este encontro, realizado presencialmente em oito cidades (Bragança, Braga, Aveiro, Viseu, Évora, Setúbal, Lisboa e Faro), marca o ponto de partida para os trabalhos dedicados à robótica educativa. Com o mote de conhecer e explorar as funcionalidades dos recursos de robótica disponíveis no KML II, os formandos tiveram oportunidade de testar, brincar e refletir com os robôs COKO, DOC, MIND Designer e Maker Junior, cedidos no âmbito do apoio da Clementoni.

Além da demonstração e exploração deste recursos, a agenda de trabalhos desta sessão incluiu conhecer as funcionalidades de outros robôs indicados para crianças em idade Pré-Escolar e Ensino Básico. O encontro terminou com uma reflexão sobre a integração curricular dos diversos robôs nestes níveis de escolaridade.

Esta temática continuará agora a ser trabalhada, a distância, através do ambiente virtual de aprendizagem da formação, bem como no próximo dia 10 de julho. Para esta data está marcada uma videoconferência a nível nacional dedicada à planificação de atividades de aprendizagem com recurso a robôs indicados para o pré-escolar e 1ºCEB. Voltaremos assim a reunir em simultâneo os grupos de formandos dos diversos pontos do país, numa sessão online síncrona.

Recordamos que esta formação vai ter a duração de 4 meses, num total de 50 horas acreditadas pelo Conselho Científico de Formação Contínua e conta com a participação de colegas de todas as instituições de Ensino Superior e Ensino Secundário que participam no projeto (Universidade de Évora, Universidade Aberta, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, ESE de Bragança, ESE de Setúbal, ESE de Viseu, Agrupamento de Escolas de Mira e Universidade do Minho – Grupo Coordenador).

Muito obrigada a todos pela vossa participação!

#KMLII
#FormaçãoKMLII
#GrupoCoordenador; #UÉvora; #UMinho; #UAberta; #ULisboa; #UAlgarve; #UAveiro; #ESESetúbal; #ESEBragança; #ESEViseu