Car@s colegas

No decorrer do mês de outubro, no qual tiveram início atividades nos jardins de infância e escolas participantes na fase de investigação do projeto KML II, foram realizadas, pelo grupo de educadores e professores, um total de 21 atividades (4 no Algarve, 5 em Bragança, 3 em Évora, 2 em Lisboa, 4 em Setúbal e 3 em Viseu).

As atividades realizadas, neste primeiro mês, dedicaram-se em particular a abordagens ao pensamento computacional sem tecnologias (11), bem como à programação em Scratch e ScratchJr (5), à robótica (2) e ao pensamento computacional com recurso a tecnologias como o quadro interativo ou a máquina fotográfica (3).

Destas primeiras atividades, 11 aconteceram em contexto de educação pré-escolar e, no caso do 1.º CEB, 3 com turmas do 1.º ano, 2 com turmas do 3.º, 1 em turma do 2.º ano e 4 com turmas do 4.º ano.

Entre outros trabalhos, foram apresentadas às crianças que participam neste projeto propostas de desenvolvimento do pensamento computacional através de receitas, percursos, pictogramas, experiências com cores, histórias e mapas conceptuais, programação de narrativas com Scratch e ScratchJr e programação de percursos em robots, no âmbito de diferentes áreas de conhecimento e disciplinas (Pré-escolar: Expressão e Comunicação (9), Conhecimento do Mundo (5), Formação Pessoal e Social (4). 1.º CEB: Estudo do Meio (3), Expressão Plástica (1), Matemática (3), Português (5)).

#KMLII
#InvestigaçãoKMLII
#GrupoCoordenador

#UÉvora; #UMinho; #UAberta; #ULisboa; #UAlgarve; #UAveiro; #ESESetúbal; #ESEBragança; #ESEViseu