Professora adjunta na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, do Departamento de Comunicação e Arte, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, desde Setembro de 2009. É orientadora de vários projetos de mestrados e de licenciatura nas áreas das TIC, Tecnologia Educativa, Arte, Desing e Multimédia, Educação e Multimédia.
Atualmente (Setembro de 2015) é investigadora e encontra-se a realizar estudos de Pós-Doutoramento, na área científica de Ciências de Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Este projeto foi aprovado pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), com a referência SFRH/BPD/109205/2015. Projeto intitulado: intitulado “Kids Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar”.
Doutorada em Estudos da Criança, na área de conhecimento de Tecnologias de Informação e Comunicação, pela Universidade do Minho, em 2009, orientada pelo Professor Doutor António Osório. Tese intitulada: Processos de Colaboração e Liderança em Comunidades de Prática Online: O Caso da @rcaComum – Uma Comunidade Ibero-Americana de Profissionais de Educação de Infância. O projeto pode ser consultado em www.arcacomum.pt. Este projeto foi financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), com a referência SFRH/BD/22794/2005. (14 de Setembro de 2005 a 18 Maio de 2009).
Concluiu uma Pós-graduação em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (Setembro 2004 a Julho de 2005), onde obteve também uma Licenciatura em Educação de Infância (Setembro 2000 a Junho de 2004).
Frequentou em 2009/2010 a Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação, do Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro, com um total de 11 Unidades Curriculares acreditadas (temporariamente interrompida). Entre 1998/1999 e 1999/2000 frequência do 1º e 2º ano (completos), respetivamente, da Licenciatura em Comunicação Institucional, no Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração – ISCIA, em Aveiro.
É formadora acreditada pelo CCPFC na área das TIC e Tecnologia Educativa, desde 2005, tendo desenvolvido ações de formação promovidas pelo Ministério da Educação, no âmbito do projeto KidSmart, da IBM, em Centros de formação de Aveiro e Viseu e Associação de Profissionais de Educação de Infância.
Participou e tem publicado um livro (org.) “infância no digital”, vários capítulos de livros, artigos em revistas e comunicações em conferências de âmbito nacional e internacional. Pertence a diversas Comissões Científicas de Revistas Internacionais e de Eventos de Caráter Científico nacionais e internacionais.
Professor Associado, com Agregação, da Universidade do Minho, membro do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação.
Investigador do CIEd – Centro de Investigação em Educação, desde 12 de maio de 2009; membro da respetiva Comissão Diretiva.
Realizou provas de Agregação em Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, pela U. Minho (Instituto de Educação), em 27 de julho de 2010.
Realizou estudos conducentes ao doutoramento em telemática educacional pela University of Exeter School of Education, Reino Unido, tendo sido supervisionado pelos Professores Niki Davis e Martin Hughes. Doctor of Philosophy in Education (Julho de 1997). Tese intitulada Telematics for the Education and Professional Development of Teachers. Equivalência ao grau de Doutor em Estudos da Criança, pela Universidade do Minho, em 9 de fevereiro de 1998.
É Mestre em Educação, Especialização em Informática no Ensino, pela Universidade do Minho (Dezembro de 1991). Tese intitulada Levantamento de problemas do uso do computador em escolas unitárias rurais: o caso do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Orientador: Professor Altamiro Barbosa Machado.
É Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade do Minho (Junho 1983).
Como colaborador do Projeto MINERVA participou ativamente, sob a orientação do Professor Altamiro Machado, em atividades de investigação e desenvolvimento no âmbito do Projeto Lethes/Peneda-Gerês, tendo em vista a dinamização de uma rede telemática envolvendo as escolas das povoações do único Parque Nacional em Portugal.
Coordena vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Dirige o Mestrado em Ensino de Informática e orienta de diversos projetos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento em Tecnologias de Informação e Comunicação e Tecnologia Educativa.