Fases
Fase I – 1º Ano
– Recolha bibliográfica específica e revisão da literatura;
– Estabelecimento de parcerias para a aquisição de dispositivos móveis (tablets) e do KIBO robotics Kit;
– Estância de curta duração no DevTech Research Group at Tufts University, para conhecer o “TANGIBLE K CURRICULUM” aprofundadamente;
– Concepção e implementação de uma comunidade de prática (CoP) online, de apoio aos jardins de infância que integrem o estudo;
– Seleção em cada distrito de um jardim de infância a participar no projeto;
– Realização do 1º Focus Group, com os profissionais de educação e com as crianças para a apresentação do projeto;
– Realização do 2º Focus Group com os profissionais de educação e com as crianças para a organização das atividades do projeto, a realizar durante o ano letivo;
– Preparação do processo de intervenção para a realização das atividades de programação;
– Participação em reuniões científicas a nível internacional ou nacional, para divulgação do desenvolvimento do projeto e publicação em respetivas atas;
– Elaboração do anual do projeto de investigação.
Fase II – 2º Ano
– Recolha bibliográfica específica e revisão da literatura;
– Realização de entrevistas individuais às crianças antes de iniciar o projeto;
– Início das atividades de programação nos jardins de infância;
– Apoio online aos jardins de infância através da CoP;
– Visitas regulares aos jardins de infância para o desenvolvimento e acompanhamento do projeto;
– Realização do 3º Focus Group com os profissionais de educação e com as crianças para uma avaliação intermédia das atividades;
– Realização de entrevistas individuais às crianças no fim do projeto;
– Tratamento de dados;
– Organização de uma reunião científica sobre as problemáticas em estudo, com a colaboração e participação dos jardins de infância;
– Participação em reuniões científicas a nível internacional ou nacional, para divulgação do desenvolvimento do projeto e publicação em respetivas atas;
– Elaboração do relatório anual do projeto de investigação.
Fase III – 3º Ano
– Recolha bibliográfica específica e revisão da literatura;
– Apoio online aos jardins de infância;
– Realização do 4º Focus Group com os profissionais de educação e com as crianças para avaliação final do projeto;
– Análise e discussão dos resultados;
– Realização do encontro de carácter científico sobre a temática do estudo;
– Publicação de, pelo menos, dois artigos em revista especializada com índice de impacto;
– Publicação de um livro com a apresentação de cada caso e os resultados da investigação;
– Elaboração do relatório final do projeto de investigação.
O plano de trabalho está previsto inicialmente para três anos, com a possibilidade de replicar o mesmo nos três anos seguintes. A intenção é avaliar os resultados e reestruturar a nova fase de implementação.