A Voz dos Profissionais de Educação – Opiniões do Workshop e Formação…

Caros Colegas,

No âmbito do Workshop realizado na 4ª Jornada de Conteúdos Digitais (Universidade do Minho) e Formação Acreditada (ainda a decorrer), que iniciaram em Maio de 2016 deixamos o testemunho dos participantes, que muito contribuem para reavaliar todo este processo de intervenção e formação junto dos profissionais de educação.

Contamos com a opinião de Educadores de Infância, Professores do 1ºCEB, Professores de Educação Especial e também professores de Português que embarcaram nesta aventura. Obrigada a todos pelos comentários!

Opinião relativa ao Workshop:

  • “Acção de formação interessante. Os conteúdos e as ferramentas são bastantes motivadores. Seria importante poderem ser aplicadas na escola. É com estas atividades que vamos ficando motivados para novas dinâmicas na sala de aula”. H.S.
  • “Aplicação muito útil e interessante para trabalhar com crianças da Educação Pré-escolar, alunos do 1ºCEB ou alunos com Necessidades Educativas Especiais. Apresentação muito clara, motivadora e acessível a todos”. (Anónimo)
  • “Vim para este Workshop com uma expectativa muito baixa. E isto porque sou professora de Português e não estava a ver como esta ferramenta me poderia ser útil. Estava completamente errada. Gostei imenso e compreendi que, na verdade me pode ser muito útil. Foi pena ser apenas 2 horas. No entanto, estudando em casa, acho que vou conseguir fazer alguma coisa”. M.V.
  • “Ótima apresentação da aplicação. Útil consciencialização dos passos mentais necessários para programar sequências narrativas. Bom contacto com as potencialidades da aplicação. Material de consulta adequado (os pictogramas na parede foram óptimos).” (Anónimo)
  • “O ScratchJr é uma ferramenta interessante que permite que as crianças aprendam a programar de forma simples e motivadora. É sem dúvida, uma ferramenta que traz mais-valia para a sala de aula. O Workshop foi muito interessante!” (Anónimo)
  • “Como mãe e educadora de infância achei muito interessante explorar este Software. Agora com a prática, vou com certeza utilizar esta ferramenta nos dois contextos escolar e familiar. Obrigada!” (Anónimo)
  • “A experiência foi muito boa, interessante para utilizar no jardim de infância. Deveria ser mais tempo. Apenas teve este aspeto negativo”. (Anónimo)
  • “Achei o Workshop muito interessante. A forma como foi organizado foi adequada ao público. Permitiu compreender as potencialidades da ferramenta. O material disponibilizado foi adequado”. M.C.A.
  • “Muito interessante, excelente comunicação e explicação da ferramenta digital. Seria mais vantajoso um maior tempo para aplicação na prática. Muito bom”. (Anónimo)
  • “Nunca foi fácil para mim trabalhar com novas tecnologias. No entanto, considero que cada vez mais há necessidade da sua utilização, pois a motivação dos nossos alunos vai nesse sentido. Com esta sessão de sensibilização, oferecida pela professora Maribel fez-me ter uma visão mais produtiva e cativante de como se pode motivar os alunos através de um tablet, de um computador. É bom saber isso! Foi interessante”. (Anónimo)

 

Na Formação Acreditada (que decorre até fim de Junho de 2016):

  • “Sobre a formação tenho a dizer que está a ser um desafio diferente das formações que tenho realizado. Abre novas perspectivas e “obriga-nos” a utilizar novas ferramentas a nível das tecnologias. Vale a pena”. F. L.
  • “Apesar do meu receio inicial, esta formação, é uma experiência muito interessante e motivadora. Leva-me a explorar novas ferramentas colaborativas da web, enriquece o meu conhecimento e prepara-me para o futuro. A formadora está sempre presente, apesar da distância”. F. V.
  • “Decidi aceitar o desafio de fazer uma formação que considerei “diferente”, mas quando vi o cronograma de três e duas horas online, não me vi nesse tempo todo em frente de um computador. Passado um mês tenho a dizer que não dei pelas horas passar, de tal forma os conteúdos explorados, as estratégias, a simpatia e a disponibilidade da formadora que conduziu todo o processo. Esta formação, além de ter feito novas aprendizagens, tem-me sensibilizado para intencionalizar o pensamento computacional na minha prática educativa”. D. S.
  • “Uma ação de formação, interessante, motivadora e aliciante, que nos abre novas alternativas, nesta viagem de ensino aprendizagem, rumo ao futuro.” L.F.
  • “Feita à distância, permite-nos trabalhar diretamente nas diferentes versões do google e aprender a grande diversidade na realização de trabalhos entre colegas e com as crianças – a Formadora é muito colaborativa- não há que ter medo…Força. E eu era uma grande tóto nesta área, agora…gosto e tenho aprendido imenso”. B. O.
  • “A formação relativa ao projeto Kids Media Lab está a revelar-se muito interessante, porque além de nos ajudar a utilizar diversas ferramentas multimédia, permite a interação/troca de dúvidas e opiniões com outras colegas de forma presencial e à distância”. E.R.
  • “A Maribel é contagiante no seu entusiasmo e mesmo totós digitais como eu – e céticas digitais – conseguem aprender um bocadinhos mais” C.S.

Nas diversas opiniões manifestadas nesta formação, apesar de algumas Educadoras de Infância terem referenciado que são céticas e inclusive não perceberem de tecnologias, consideramos que está a ser uma experiência muito bem conseguida por todas! Este desafio de uma formação com sessões presencias e a distância é muito pertinente na sociedade atual em que vivemos.

Para o próximo ano letivo 2016/2017 já temos as incrições abertas até 25 de Julho de 2016 para os Distritos de Aveiro, Coimbra, Porto e Lisboa. Mais informação em:

FORMAÇÃO ACREDITADA GRUPOS: 100, 110 e 930
Formação Acreditada: Ludicidade, imaginação e criatividade com tecnologias: Ferramentas colaborativas e a programação em idade pré-escolar com ScratchJr, Nº de créditos: 1. Duração 25h – Formação na modalidade de B-Learning – 3 sessões presenciais e 8 online (síncronas e assíncronas).

AVEIRO: http://goo.gl/forms/aHwWovr9if

Até Breve!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *