Início às atividades nos Jardins de Infância – Projeto KML

Esta semana vamos dar início às atividades nos jardins de infância que integram o Projeto Kids Media Lab, durante o ano letivo 2016/2017.

Para a abertura das atividades está prevista uma Reunião de Pais com a presença da Educadora, em cada uma das instituições participantes: Agrupamento de Escolas de Mira (COIMBRA), Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades (VISEU) e Centro Infantil de Oliveirinha (AVEIRO). E, posteriormente, Porto e Braga.

Após a reunião com os pais vamos ter a apresentação do projeto às crianças e vamos levar alguns recursos para atividades sobre pensamento computacional, sem tecnologias, os tablets e os robôs. Relativamente aos robôs teremos alguma rotatividade para dar oportunidade da Criança experimentar diversos objetos e formas de os programar.

Para a investigação vamos contar com a colaboração das Educadoras que realizaram a formação e que em rede vão colaborar com os investigadores. As Educadoras vão concretizar as atividades integradas no projeto de sala, de forma completamente autónoma. Pretendemos assim, que cada grupo desenvolva às atividades de acordo com os seus interesses e características individuais das crianças.

Vamos estar 1 manhã por semana em cada uma das instituições em diversos momentos de cada período, para a realização de atividades com as crianças, observação, recolha de dados: Entrevistas Individuais e Focus Group com as crianças.

Após um ano do início do projeto reunimos as condições para concretizar a investigação, que esperamos decorra com atividades inspiradoras para as Crianças e Profissionais de Educação.

Em breve mais notícias do projeto!
Maribel Miranda-Pinto e António José Osório
  20161010_230004 20161010_225947