Caros Colegas,
Numa época em que o Natal está presente nos nossos Jardins de Infância, a Educadora de Mira (Coimbra) aproveito a realização do Presépio para registar de forma diferente esta atividade e assim promover de forma internacionalizada o pensamento computacional sem tecnologias.
Inicialmente, as crianças tiveram oportunidade de ouvir a história do Nascimento de Jesus numa narrativa que descreve a história, a localização das personagens num Presépio e temporalmente os acontecimentos.
Posteriormente, as crianças tiveram oportunidade de fazer o Presépio no átrio do JI com recursos da natureza e as personagens da história do Nascimento de Jesus. Foi visível que durante a construção do Presépio e a colocação das personagens no mesmo, a Educadora foi questionando sobre o lugar que cada personagem ocupava e solicitou às crianças a narrativa dos acontecimentos “em voz alta”. No fim, o Presépio ganhou vida pelas inúmeras personagens e histórias narradas pelas crianças.
Estivemos a assistir a esta atividade durante toda a manhã e para finalizar a Educadora elaborou um Mapa sobre o Presépio. Cada Criança desenhou uma parte do Presépio e ninguém podia repetir personagens. A ideia foi ir complementado o que estava em falta. Para ajudar, a Educadora foi questionando sobre o que estava ao lado, atrás, à frente, etc e assim, facilmente foi finalizado este Mapa.
Estas atividades são planificadas, organizadas e realizadas pelas próprias educadoras e integradas nas atividades de sala para trabalhar o pensamento computacional sem tecnologias.
Obrigada pelo registo e pela partilha!
Maribel Miranda Pinto e António Osório