Atividade Sequências – Pensamento Computacional sem Tecnologias

Estimados Colegas,

Esta semana iniciamos uma recolha de dados formal do projeto Kids Media Lab. Após quase 3 meses de atividades sobre Pensameto Computacional sem Tecnologias dinamizadas pelas Educadoras que integram o projeto, dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viseu, foi a nossa vez de intervir de forma semelhante em todas as instituições.

Partimos da história “O Tremeliques Constipou-se – Doutora Brinquedos”, por tratar a Estação do Ano (Inverno), as preocupações do vestuário adequado para esta estação e cuidados de saúde. Esta temática faz parte do plano de atividades de todos os jardins de infância que participam no projeto.

Contamos a história com ajuda de alguns adereços (estetoscópio, cachecol, gorro, luvas, etc) e personagens (brinquedos: Boneco de Neve) e a seguir demos voz às crianças para recontar a história em grupo. Passo a passo foram recontando a história com os cenários, personagens e ações que melhor interiorizaram e com a preocupação de ordenar o conjunto de ações. Seguidamente, convidamos as crianças a desenhar numa grelha de 6 quadradinhos a história. Individualmente representaram por ordem toda a história, de forma a registarem os principais momentos.

Posteriormente, cada criança contou a sua história individualmente e registamos o dialogo em cada um dos quadradinhos.

O envolvimento das crianças foi muito positivo.

E as atividades continuam…

Maribel Miranda-Pinto e António Osório

20170109_11463220170111_10302820170109_114657 20170111_101525  20170109_122902

20170111_10160420170109_121719

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *