Caros Colegas,
No âmbito do Projeto Kids Media Lab realizamos no dia 13 de Janeiro de 2017 um Focus Group, no Centro Infantil da Casa do Povo de Oliveirinha, para Validação de Robôs para a Educação Pré-Escolar (3 a 6 anos).
A reunião integrou voluntariamente 5 Educadoras de Infância do Grupo 100, dos quais 3 desta instituição e 2 do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades (Viseu). Participaram, também, uma Docente da Universidade de Aveiro e um Investigador, que tiveram também oportunidade de apresentar um prototipo de robô, que está a ser desenvolvido, nesta instituição e que pretendem testar em contextos de Educação Pré-escolar.
Esta reunião teve a duração de 2h, onde foram apresentados e explorados livremente 7 Robôs que podem ser integrados em atividades da Educação Pré-Escolar.
Os dados resultantes desta reunião e das anteriores realizadas na Universidade do Minho (com diversos especialistas de diversas áreas) – http://www.nonio.uminho.pt/kidsmedialab/2016/11/22/validacao-robos-para-a-educacao-pre-escolar-3-a-6-anos e no Agrupamento de Escolas de Mira http://www.nonio.uminho.pt/kidsmedialab/2016/12/02/validacao-robos-para-a-educacao-pre-escolar-3-a-6-anos-agrupamento-escolas-de-mira-coimbra vão ser analisados e posteriormente publicados.
Neste momento, as atividades do projeto Kids Media Lab estão a decorrer em diversas salas de jardim de infância, nos 5 distritos (Aveiro, Braga, Coimbra Porto e Viseu), que integram o projeto. O 1º período é dedicado a Atividades de Pensamento Computacional sem Tecnologias, pelo que nem tablets, nem robôs foram ainda disponibilizados às crianças. Neste 2ª período (na 3 semana de Janeiro os robôs e os tablets já vão ser disponibilizados às crianças).
Fica aqui o nosso sincero agradecimento aos colegas que estiveram presentes neste Focus Group e tiveram oportunidade de analisar os diversos Robôs que tencionamos integrar nas atividades dos jardins de infância. Podem consultar também os recursos do projeto no seguinte endereço: http://www.nonio.uminho.pt/kidsmedialab/recursos
Muito Obrigada!
Maribel Miranda-Pinto e António José Osório